Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 13/12/2017
30 de Novembro de 2017 - 15:43
SAÚDE
Comissão confirma unidade de prevenção do Hospital de Câncer de Barretos para Sinop

O município de Sinop será o primeiro do Estado de Mato Grosso a receber uma unidade de prevenção de câncer do Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, instituição filantrópica referência na prestação de serviços nesta área. O foco é atuar, inicialmente, no atendimento de mulheres por meio de exames da mama e do colo uterino disse, nesta quinta-feira, 30, a presidente da Comissão Pró-Implantação, a médica Anna Letícia Yanai.  



A vinda da unidade para Sinop é resultado do esforço de um grupo de empresários locais e que, além da interlocução com o hospital paulista, trabalhará em prol da arrecadação de fundos para construção da sede em 2018. De acordo Anna Letícia, o projeto contempla uma sede fixa a ser construída na região do aeroporto municipal e outra base móvel (carreta) dotada com mamógrafo, aparelho de ultrassom, mesa de exames e recepção. A área que receberá o prédio foi doada pelo empresário Vilson Vian. “Essa unidade poderá percorrer não só os bairros de Sinop, mas todas as cidades aqui da região. A unidade fixa será instalada aqui no município, onde as mulheres que tiverem exames alterados serão encaminhadas para confirmação diagnóstica”, pontuou Anna Letícia.


De acordo com os cálculos da comissão, juntos, as duas unidades (móvel e fixa) poderão realizar, mensalmente, 3 mil mamografias e 3 mil exames de Papa Nicolau. Estima-se, ainda, que cerca de 188 mil mulheres entre 25 a 69 anos da região sejam beneficiadas. Presente ao ato, o vice-prefeito Gilson de Oliveira (PMDB) manifestou apoio irrestrito do Poder Executivo para tornar o projeto viável. Segundo o gestor, o município atuará em parceria com a comissão, mobilizando empresariado e sociedade em geral a contribuir com a construção. “Estamos colocando a Administração à disposição para ajudar a mobilizar, inclusive, parlamentares, representantes da nossa região para tentar sensibilizar todas as bases, municípios, empresários da região. Achar uma forma de buscar recursos públicos para que esta obra aconteça, pois é importante para Sinop e Norte de Mato Grosso”, expressou Oliveira.


Conforme explicam os membros da comissão, o diagnóstico será feito em Sinop e a intenção é que o tratamento, em caso positivo, ocorra na mesma região onde as mulheres vivem. Durante apresentação o secretário da comissão, Paulo Prates, falou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer. “Imagine as pessoas sendo atendidas com tecnologia de ponta, gratuitamente e próxima de sua casa. Para a cidade e a região, que conta com seus 42 municípios e 900 mil habitantes, segundo o IBGE, o diagnóstico precoce salva vidas e economiza. O diagnóstico precoce pode ter chances de até 95%”. No Brasil o Hospital de Câncer de Barretos conta com 12 unidades fixas e 15 móveis atuando nos mesmos moldes do projeto que será desenvolvido em Sinop. A cobertura dos gastos operacionais ocorre a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e a frequente doação pela sociedade. Em Sinop o quadro profissional deve ser composto por 20 profissionais. 

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player