Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 23/04/2018
09 de Janeiro de 2018 - 11:11
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Restaurante Popular completa três meses servindo mais de 49 mil refeições em Sinop

Em pouco mais três meses de funcionamento, mais de 49 mil refeições (49.084) foram servidas no Restaurante Popular Dulce Ana Garcia, em Sinop. A unidade, que opera na Avenida das Embaúbas, ao lado do Paço Municipal, atua ofertando alimentação a custo acessível à população já que, do valor total de R$ 7,90 por refeição, 50% são custeados pelo poder público municipal e os demais R$ 3,90 pelo usuário. Inaugurado em 13 de setembro, durante as comemorações de aniversário do município, o estabelecimento já recebeu aprovação de 99,6% dos cidadãos que frequentam o local, ao serem avaliados critérios como a qualidade de comida, variedade no cardápio, quantidade, valor, atendimento e horário de funcionamento, segundo pesquisa interna realizada pela empresa Gastronutri Refeições, administradora da unidade.


Como explica a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Josi Palmasola, as refeições servidas no espaço estão dentro dos padrões da segurança alimentar e aprovadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social. O foco é contribuir para a melhora na qualidade de alimentação. "Os nossos usuários do Cadastro Único, do Sistema Único de Assistência Social estão tendo acesso à uma alimentação balanceada e com preço acessível. A nossa prioridade tem sido os idosos e os usuários do Cadastro Único. Acreditamos e acompanhamos essa demanda e percebemos que estamos atingindo este objetivo que é dar alimentação saudável para essas pessoas", destaca a gestora.


De acordo com a nutricionista Fernanda Burgos, todos os produtos utilizados no cardápio são comprados e selecionados diretamente dos produtores. “Nosso cardápio é balanceado. É feito o cálculo nutricional em média 1,5 mil calorias diárias para o cidadão”, pontua. No cardápio estão itens como arroz, feijão, carne, dois tipos de salada e mais uma guarnição (que pode variar, por exemplo, entre refogado, batata, polenta, macarrão, entre outros), além, também, de um copo de suco e uma sobremesa.


O prédio


De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, o prédio conta com 884,22 metros quadrados de área construída e possui área de recepção, inspeção e pesagem de matéria-prima, depósito de material de limpeza, depósito de gêneros não perecível, cozinha industrial, área de pré-preparo e preparo de vegetais, carnes, sala de nutricionista, área de higienização de utensílios e equipamentos, refeitório, instalações sanitárias para usuários e funcionários, câmaras frias para carnes e vegetais e área para armazenamento de lixo.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player