Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 18/10/2018
09 de Janeiro de 2018 - 11:19
SAÚDE
Secretaria alerta para o aumento nos casos de conjuntivite em Sorriso

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso registra um aumento de 97,2 % nos casos de conjuntivite, em comparação ao mesmo período – janeiro de 2016 (2 casos), 2017 (nenhum) e 2018 (70 casos de conjuntivite). No Estado, 22 dos 141 municípios estão em alerta para um possível surto do vírus. A suspeita de surto ocorre nos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Tangará da Serra, Juína, Juscimeira, Rondonópolis, Juara, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Campo Novo dos Parecis, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Santo Afonso, Porto Estrela, Sapezal, Paranatinga, Alta Taquari, Castanheira, Colniza e Cáceres.



Segundo o Ministério da Saúde, até dia 28 de dezembro foram contabilizados 1.874 casos da doença. O maior registro de ocorrências foi registrado no ano de 2012, com um total de 2.467 casos da doença no estado. A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana que recobre os olhos e pode ser causada por vírus ou bactérias. As inflamações geradas por vírus são mais contagiosas e as mais comuns, tendo quadros clínicos com duração de aproximadamente quinze dias.


Sintomas da conjuntivite


Os principais sintomas da conjuntivite são: Olhos vermelhos, coceira, pálpebras inchadas, secreção purulenta ou esbranquiçada, visão borrada, ao acordar a pessoa tem dificuldade em abrir os olhos. Sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade e sensação de areia nos olhos.


Tratamento


O tratamento é oferecido pelo rede pública de saúde, e pode ser feito com compressas embebidas em soro fisiológico e colírios O médico deve ser consultado para fazer o tratamento, pois é ele quem indicará o tipo de conjuntivite e, consequentemente, o tratamento.


Prevenção


Não coçar os olhos, evitar locais com aglomerações de pessoas, lavar as mãos frequentemente, não frequentar ambientes de muita movimentação de pessoas com bebês, não compartilhar toalhas, rímel, delineadores ou outro produto de beleza, trocar fronhas com frequência.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player