Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 18/06/2018
11 de Janeiro de 2018 - 16:54
REFEIÇÕES
Programa Alimentação Consciente chegará a Sinop em 2018

A Prefeitura de Sinop assinou um acordo de participação no programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado e financiado pela Organização não Governamental Mercy For Animal no Brasil. Com a adesão, a cidade se compromete a substituir, duas vezes na semana, 40% dos ingredientes de origem animal por outros de natureza vegetal no cardápio oferecido aos estudantes da rede pública municipal de ensino, além da rede local de assistência social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O Restaurante Popular também será contemplado. "A preocupação nossa é que nossas crianças sejam ainda mais bem alimentadas de forma saudável. Isso vai proporcionar um melhor aprendizado, uma melhor qualidade de vida, melhor saúde para os nossos alunos da rede escolar", comemorou a prefeita Rosana Martinelli (PR).


De acordo com a programa, tanto os profissionais da Educação quanto da Assistência Social que trabalharão na produção de cardápios serão treinados pela equipe do Alimentação Consciente. Além da capacitação, o município receberá materiais pedagógicos e assessoramento pedagógico a custo zero. Conforme pontua a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a substituição do percentual determinado de proteína animal pela vegetal no cardápio das crianças e adolescentes não equivale à eliminação total das carnes da dieta dos estudantes, mas, sim, à busca por novas fontes também saborosas. À lista de opções que devem ser adotadas estão, por exemplo, refeições vegetarianas como feijoada de legumes, arroz e laranja, risoto de milho verde, macarrão ao sugo com proteína de soja, polenta recheada com legumes, sopa de macarrão com legumes e lentilha e arroz, cenoura e tutu de feijão. Em fevereiro, as merendeiras da rede passarão por treinamento. 


Como aponta a nutricionista Vanessa Menck, responsável pela elaboração das novas opções de cardápio em Sinop, "todo o cardápio é desenvolvido com a ajuda de nutricionistas especializadas, de forma a oferecer uma alimentação nutritiva e gostosa para as crianças e garantir seu bom desenvolvimento físico e intelectual".


A estimativa é que mais de 2 milhões de refeições vegetarianas estritas sejam servidas ao final do ano, mediante total implementação do plano de trabalho, aponta o programa. Além desta cidade, em Mato Grosso o mesmo programa atende os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. “Com a mudança de 40%, Sinop se junta a diversos líderes globais que promovem saúde e sustentabilidade e se torna pioneiro no Brasil. Importante dizer que as inovações no cardápio são seguras e ricas do ponto de vista nutricional e ainda permitem que os alunos experimentem novas opções alimentares”, explica a Especialista em Políticas Alimentares da ACB, Mariana Vidotto.


Sobre o Alimentação Consciente Brasil (ACB)


O programa não possui fins lucrativos e oferece gratuitamente todo o suporte para que instituições públicas e privadas substituam pelo menos 20% dos ingredientes de origem animal hoje oferecidos por ingredientes de origem vegetal. O time ACB de chefs, nutricionistas, nutrólogos e especialistas em políticas alimentares auxilia profissionais da alimentação em redes de ensino e outras instituições, fornecendo consultoria e reformulação de cardápio, caderno de receitas e treinamentos práticos para os interessados. Também são disponibilizados materiais de comunicação para a realização de campanhas dentro das instituições, como faixas, folhetos e cartazes, a fim de conscientizar todos os envolvidos e engajá-los com a mudança.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player