Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 22/07/2018
15 de Março de 2018 - 10:28
DIA DO CONSUMIDOR
Procon Sinop lança CIP Eletrônica para agilizar processos de consumidores

No dia 15 de março é comemorado o dia internacional do consumidor e, para este mês, o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon - Sinop) preparou uma série de ações de orientação e serviços voltado para o munícipe. Na manhã do dia 15, às 8h, em sua sede, fará o lançamento da CIP Eletrônica, onde reunirá parceiros para assinar o termo de adesão e fazer uma breve demonstração do que é o sistema e do que pode acarretar em agilidade, reduzindo os prazos de resposta, além de economia para o contribuinte e para o empresário que gastará menos com papel e correio, por exemplo.


A Carta de Informação Preliminar Eletrônica (CIP Eletrônica) é um recurso oferecido pelo Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor no qual o procedimento dessa modalidade de reclamação é feitio através do sistema do Órgão e encaminhado via e-mail à empresa reclamada, não havendo necessidade de enviar citações via correio, nem mesmo do advogado fazer carga do processo, se deslocar ao Órgão para ver o andamento ou, ainda, aguardar meses para a audiência. Com a implantação desse serviço, o município de Sinop, mais uma vez, sai na frente dos demais municípios da região Norte e Médio Norte pois, até então, a CIP Eletrônica só é oferecida na capital do Estado.


Ainda no dia 15, às 16h, Procon estará na praça Plínio Callegaro fazendo uma blitz de conscientização para os motoristas que trafegarem pelo local, distribuindo panfletos contendo algumas das principais informações de direito do consumidor. No decorrer da semana passada, antecedendo a semana e o Dia Internacional do Consumidor, o Procon trabalhou e desenvolveu várias outras ações. No último final de semana, por exemplo, nos dia 09 e 10, levou ações de informações e cidadania para os moradores da Gleba Mercedes V. Deslocou, de forma itinerante, sua estrutura oferecendo, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), palestras para a comunidade. Foram, pelo menos, 100 adolescentes recebendo instruções sobre quais são os seus reais direitos mediante uma compra insatisfatória, um produto de má qualidade, um preço abusivo, entre outros.


No sábado, 10, em uma parceira com a Secretaria de Saúde, OAB, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e, ainda, Laboratório Bioclínico e Faculdade Fasipe, realizou cerca de 300 atendimentos ao longo do dia. O fechamento do dia e do “Procon Itinerante” ficou por conta de show com talentos locais [Gleba Mercedes, núcleo Campos Novos], danças e um grande sorteio de brindes aos participantes.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player