Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 15/12/2018
11 de Abril de 2018 - 16:20
TURISMO ECOLÓGICO
Itaúba realiza 2ª Caminhada Ecológica

Itaúba foi reconhecida como a Capital Estadual da Castanha do Brasil, por meio da aprovação da Lei nº. 9.152, sancionada pelo ex-governador Blairo Maggi em junho de 2009.Agora, a atual administração liderada pelo prefeito Valcir Donato (PV), por meio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, pretende fomentar a atividade extrativista, responsável pelo sustento de mais de 20 mil pessoas que, durante 3 a 4 meses, coletam a castanha nas áreas produtoras localizadas nas fazendas da redondeza.


A 2ª Caminhada Ecológica, a ser realizada no dia 29 de abril, irá aproximar a comunidade regional dos coletores, indígenas e entidades (UFMT, Embrapa, Sebrae e Empaer) que, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, desenvolvem experiências envolvendo a produção e industrialização do fruto da castanha. “Manter nossas florestas em pé é o primeiro passo para garantirmos a continuidade deste ciclo envolvendo as castanheiros, o sustento de milhares de famílias de coletores e produção de um alimento saudável e ecologicamente correto. Pretendemos nas próximas edições ampliar o evento, agregando, também, o turismo ao interesse ecológico e produtivo”, afirmou Valcir. O vice-prefeito Dionilson Aparecido Aze (PSDB), popular Codorna, lembrou que o setor madeireiro também é parceiro desse projeto. “Nossas madeireiras estão trabalhando de acordo com as normas ambientais. Nossa atividade só terá sequência com as florestas em pé”.


 


O secretário titular da pasta de Agricultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente e Turismo, Narcizio Ribeiro da Costa, disse ao Celeiro que a administração municipal está imbuída para que o evento atinja todos os seus objetivos. “Estamos trabalhando para que esse evento possa alcançar todos os seus objetivos. Já estão confirmadas as presenças de representantes da Secretaria Estadual de Turismo e de diversas entidades regionais. Será uma ótima oportunidade para alavancarmos o turismo ecológico da nossa cidade. Nessa caminhada, teremos, além de uma grande programação, o apelo à preservação ambiental, com faixas e lixeiras para que, após a caminhada, o local permaneça limpo. Todos estão convidados a virem conhecer o Vale das Castanheiras, um lugar maravilhoso e de beleza exuberante”, encerrou.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player