Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 19/09/2018
13 de Abril de 2018 - 15:01
ASSISTÊNCIA
Famílias de baixa renda podem fazer inscrição do Cadastro Único no Ganha Tempo

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação disponibilizou mais um local para que os moradores de Sinop possam fazer inscrição ou regularizar pendências do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O novo local é um dos postos de serviços do Ganha Tempo, no bairro Jardim Botânico. Em Sinop, de acordo com a Secretaria, mais de 15 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único do Governo Federal e as inscrições e atualização de informações eram feitas apenas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do município. Agora, com o novo local, facilitará o atendimento ao munícipe.


De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) "é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras”.


Ainda conforme o Ministério, "a partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais, isenção para inscrições em concurso público e Enem. Por isso, ele funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas". A unidade do Ganha Tempo de Sinop fica na Avenida das Acácias 280 - Jardim Botânico, em frente a igreja Todos os Santos, com horário de atendimento das 08h às 18h.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player