Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 19/09/2018
24 de Maio de 2018 - 16:35
SEGURANÇA
Ciopaer de Sorriso completa três meses de atuação fortalecendo as ações de Segurança

A unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso completou três meses de atuação na região Norte do Estado, fortalecendo as ações de Segurança Pública de Mato Grosso. O hangar descentralizado de policiamento aéreo foi instalado no mês fevereiro no município. Desde o iniciou das atividades aéreas até os últimos 20 dias foram voadas 49,5 horas, distribuídas em atividades de patrulhamento aéreo com realização de ponto base em locais públicos, apoio as ocorrências da Polícia Militar e aos cumprimentos de mandados da Polícia Judiciária Civil e outros trabalhos.


“O hangar foi inaugurado no dia 21 e já realizamos diversas ações em conjunto com as forças de Segurança Pública, não só em Sorriso como também nas cidades em torno. Estamos conseguindo criar também uma interação com a comunidade, por meio das visitas. Além disso, as estatísticas demonstram uma redução da criminalidade na cidade, depois da instalação do Ciopaer e o trabalho integrado realizado pelas instituições”, disse o gerente do Ciopaer de Sorriso, tenente-coronel Flávio Ramalho. O comandante da Polícia Militar de Sorriso, major PM Jorge Luiz de Almeida, ressaltou que o grupamento aéreo está colaborando nas ações de Segurança Pública, principalmente nas ocorrências de maior complexidade, como roubo a estabelecimento comercial.


O militar também destacou que as instituições trabalham de forma integrada quando ocorre um crime na região e citou como exemplo um roubo a residência, que aconteceu em Lucas do Rio Verde, onde foram acionadas a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Ciopaer. “Conseguimos prender os suspeitos e o matéria roubado de forma exitosa”, ressaltou o comandante, completando que a integração também é reflexo o trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). “Graças a união e com mais esta ferramenta que chegou na nossa cidade conseguimos diminuir os indicies de criminalidade, principalmente de roubos e homicídios”, destacou o major.


Além do fortalecimento nas ações de policiamento ostensivo e preventivo, o Ciopaer de Sorriso recebeu oito instituições escolares para apresentar as atividades do hangar e o funcionamento de uma aeronave aos estudantes. Também estiveram a unidade, instituições de Segurança Pública, autoridades regionais e os alunos do projeto social Bombeiros do Futuro. Aproximadamente 30 profissionais atuam no local, entre policiais e bombeiros do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM). Com isso, a base descentraliza atua não só nas operações de segurança pública, mas também de fiscalização ambiental. O hangar foi construído em parceria com a prefeitura da cidade.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player