Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 22/09/2018
21 de Junho de 2018 - 15:39
GESTÃO
Governo do Estado e BID apresentam primeiros resultados da parceria de US$ 1 milhão

Os primeiros resultados de cooperação técnica, firmada entre o Governo de Mato Grosso e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dos Estados Unidos (EUA), foram apresentados nesta quinta-feira (21.06), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. A doação da quantia de US$ 1 milhão, a fundo perdido, feita pelo banco internacional foi aplicada em estudos, análises e projetos para aprimorar a logística do estado, potencializar o turismo, preservar o meio ambiente e em capacitação dos servidores públicos.


O encontro realizado na capital foi mediado pelo governador Pedro Taques e contou com a participação do secretário da secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo Duarte, da presidente do MT PAR, do secretário da Sedec, setor produtivo, além de representantes do banco internacional e demais secretarias estaduais que também estão sendo beneficiadas com essa parceria. “Quando assumimos o Estado, Mato Grosso figurava como 26º pior colocado em infraestrutura no país. Hoje, após um trabalho inovador dessa gestão, somos o 6º estado em qualidade de rodovias estaduais consideradas ótimas e boas e o primeiro do Centro-Oeste. Fizemos tudo isso com gestão de qualidade; e estamos nos preparando o futuro”, afirmou o governador.


Apesar das diversas necessidades logísticas de Mato Grosso, pela primeira vez o estado conseguiu captar recursos junto ao banco internacional. “Se tivéssemos, no passado, parcerias do quilate como essa com o BID, na construção de plano de mobilidade na Baixada Cuiabana, estudos de origem e destino de passageiros, por exemplo, o Estado não teria entrado em frias como no caso a do VLT, onde decisões foram baseadas em razões emocionais e interesses pessoais”, ponderou Marcelo Duarte, durante a reunião.


A implantação do curso de Regulação Econômica e Parcerias Público-Privadas da MT Parcerias S.A. (MT PAR), oferecido à 50 servidores públicos, também é resultado da cooperação junto ao BID. “Dentro dessa lógica de planejar e estruturar a MT PAR, para fazer a gestão dos contratos de parceria, revisamos o Marco Regulatório de Parceria do Estado; seremos o primeiro Estado a ter uma legislação consolidada em parceria e concessões. Tudo isso em busca de um ambiente saudável e confortável para os investidores: tem dado certo, prova disso é o interesse pelas concessões de nossas rodovias e aeroportos”, destacou a diretora-presidente da MT-PAR, Maria Stella Conselvan.


Pautado pela ética e transparência na aplicação dos recursos públicos, características da filosofia dessa gestão, a parceria inicial com o BID viabilizará um crescente desenvolvimento na infraestrutura e transporte em Mato Grosso. “Muitos trabalhos estão surgindo dessa aproximação, com referência mundial e tecnologia de ponta no que diz respeito à infraestrutura. Outro grande ganho para o estado é um futuro e viável início de operações de créditos com o banco que, além de trazer recursos financeiros, traz modelos de gestão os órgãos envolvidos”, finalizou Duarte.


Central Infra


Durante a reunião foi apresentado o portal Central Infra, que é um grande ambiente virtual de apoio ao desenvolvimento da infraestrutura e transporte do estado. É um recurso inovador de governança de dados, dotado de inteligência geográfica com dados, indicadores, análises sistêmicas sobre a infraestrutura de transportes de Mato Grosso. No portal estão centralizadas informações técnicas e precisas que facilitam decisões altamente analíticas, dissemina conhecimento a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Clique aqui e conheça o portalTambém foi entregue pelo governador Pedro Taques ao BID o relatório de 3 anos que aponta todas as principais realizações da Sinfra, que transformou para melhor a realidade logística do Estado.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player