O município de Lucas do Rio Verde recebeu na terça-feira (05) a Escola Militar Tiradentes Soldado PM Adriana Morais de Ramos. A unidade deverá iniciar as atividades no início do segundo semestre, ofertando 360 vagas. Agora, além da Escola Militar Tiradentes, localizada em Cuiabá, o Estado conta com unidades em Lucas do Rio Verde, Sorriso, Confresa, Nova Mutum, Juara, Rondonópolis, Barra do Garças e Alta Floresta, que possui a primeira Escola Militar do Corpo de Bombeiros.
A nova escola é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) e o município de Lucas do Rio Verde que cedeu o prédio para o início das atividades enquanto uma nova escola será construída. Neste primeiro momento, a escola funcionará no prédio do Instituto Padre João Peter e receberá os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano).
Assim com as demais escolas da rede estadual de Educação, a Escola Militar segue a matriz curricular da Seduc. Ela funciona em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), que fica responsável pelas coordenadorias pedagógicas, administrativa e financeira. Os militares também são autorizados a ministrar aulas, desde que estejam devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional.
As escolas militares já se tornaram referência em aprendizagem e alcançam uma das melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Estado. Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, o diferencial das unidades militares é fortalecer os valores comunitários e a disciplina, formando cidadãos mais conscientes.
Homenagem
A Escola Militar Tirantes de Lucas do Rio Verde foi batizada em homenagem à primeira mulher policial millitar a servir no município. Adriana Morais de Ramos atuou entre os anos de 2005 e 2008, quando morreu devido à complicações do parto. Sua passagem pela cidade foi marcada por dedicação e serviços prestados à comunidade.
14/02/2019 - 16:03 > | SUÍNOS - Cepea: preços de suínos sobem com menor volume para abate e alta da demanda |
14/02/2019 - 15:53 > | ASSENTADOS - Barranco cobra da companhia energética de Sinop a revisão das indenizações |
14/02/2019 - 15:44 > | BRASÍLIA - Secretário de Saúde participa de reunião nacional em busca de práticas positivas para MT |