Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 19/11/2018
11 de Julho de 2018 - 09:44
EDUCAÇÃO E CIDADANIA
Chitolina anuncia instalação da Escola Militar Tiradentes em Sinop

Uma das principais reivindicações da população, a instalação da Escola Militar Tiradentes em Sinop foi confirmada pelo vereador Luciano Chitolina (PSDB) durante a sessão ordinária da Câmara realizada na segunda-feira (09). Chitolina afirmou que todos os empecilhos que travava a implantação do educandário no município foram equacionados pelo governador Pedro Taques (PSDB). “Havia uma resistência quanto a estrutura do prédio que irá abrigar o educandário. Porém, ao tomar conhecimento que em Sorriso a escola funciona em duas salas alugadas num Shopping, o governador tomou a iniciativa de aceitar o local apresentado pela prefeitura”, comemorou.


Segundo o vereador tucano, a Escola Militar em Sinop irá funcionar num prédio novo e amplo localizado no bairro Gente Feliz. “A somatória do trabalho de todas as lideranças independente das siglas foi fundamental. Também não poderia deixar de registrar e parabenizar a ação do atual secretário de governo José Pedro Serafini que agiu com celeridade e inteligência na disponibilização do prédio. A educação em Sinop terá um salto de qualidade”, afirmou.  


Após esta definição a expectativa é de que a escola inicie suas atividades no ano letivo de 2019. A instalação da unidade de Sinop já estava incluso no plano de interiorização da educação militar que começou em Nova Mutum e se expandiu para cidades de Sorriso, Confresa e Juara. Tiradentes é a escola pública com melhor desempenho na educação de Mato Grosso, além de ser um modelo na formação de bons cidadãos. Depois de mais de 30 anos da inauguração da escola em Cuiabá, o governo estadual decidiu após amplo apelo popular implantar novas unidades no interior do Estado.


MÉTODO DE ENSINO


A unidade de ensino oferece vagas para alunos dos 7º, 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio. A expectativa é de que no ano letivo de 2019 sejam atendidos mais de 700 estudantes de Sinop. O modelo de escola funciona de forma integrada com a Secretaria de Segurança Pública e tem como objetivo contribuir no processo de formação do cidadão. As coordenações pedagógica, administrativa e financeira destas unidades são exercidas por profissionais, devidamente habilitados, em consonância com a legislação educacional vigente no país. É permitido aos militares ministrarem aulas na educação básica, desde que devidamente habilitados para docência nas áreas específicas, conforme os procedimentos para atribuição de classe/aula adotados pela Seduc.


Vale lembrar que a escola com gestão militar segue a matriz curricular na rede estadual, com o desenvolvimento nos alunos do sentimento de amor à Pátria, da sadia mentalidade de disciplina consciente, do culto às tradições nacionais, regionais e do respeito à cidadania e aos direitos humanos, além do aprimoramento das qualidades físicas do educando. Anualmente, é realizado teste seletivo para o ingresso dos estudantes. São destinadas 50% das vagas existentes para dependentes de militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso aprovados no processo seletivo.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player