Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 18/10/2018
03 de Agosto de 2018 - 17:36
SAÚDE
Secretaria de Saúde implantará atendimento dermatológico através do Telessaúde

Profissionais da Secretaria de Saúde e Saneamento de Sorriso estão em visita à sede do Núcleo Telessaúde, em Florianópolis-SC. O objetivo da visitação é iniciar a implantação do serviço de atendimento dermatológico através do Telessaúde, em Sorriso. O atendimento dermatológico faz parte da oferta nacional de Telediagnóstico em dermatologia, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), através do Núcleo Telessaúde de Santa Catarina. O município de Sorriso é o primeiro a aderir ao modelo de Teledermatologia desenvolvido em SC.


O coordenador de campo do Telessaúde, Valdelírio Venites, que também participa da visita, destaca a importância de oferecer essa especialidade por telediagnóstico. “A Implantação da Teledermatologia em Sorriso é um grande avanço para saúde. Vai trazer mais agilidade nos atendimento e com isso um tempo de resposta mais rápido aos pacientes que precisam de diagnóstico para iniciar o tratamento. O próximo passo agora é expandir para os municípios de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Saúde”, contou. 


Venites ressalta ainda, que há uma grande expectativa dos gestores municipais da saúde em relação ao feedback do encontro, pois Teledermatologia é uma questão necessária e imediata para o Estado. “Nós temos filas de pacientes com mais de dois anos e meio aguardando para conseguir consultar com um especialista no Estado. Como as distâncias são longas e a as estradas não são as melhores, a Teledermatologia precisa ser implementada no Mato Grosso. Temos recebido todo amparo do Hospital Universitário Júlio Miller e da SES, para a implantação dessas novas tecnologias da medicina”, ressaltou ele.


Para o coordenador de Atenção Primária de Sorriso, Matheus Leandro Freiria, as tecnologias de Telessaúde e Telemedicina não só acrescentam, como são fundamentais para o trabalho na área da saúde. “O município já conta com a experiência exitosa de implantação do telediagnóstico em cardiologia, com tecnologia desenvolvida pelo Núcleo de Telessaúde Mato Grosso, que gerou uma economia de mais de R$ 200 mil, em um ano, para a gestão municipal. Agora estamos muito animados com a implantação da Teledermatologia em nosso município”, afirma o coordenador.


A médica dermatologista que atua na rede pública de Sorriso, Juliana Alves dos Reis, acredita que a Teledermatologia irá aperfeiçoar o atendimento ao usuário e aumentar a resolutividade dos casos, reduzindo as filas de espera por consultas especializadas. “Assim tornaremos a assistência em dermatologia mais rápida aos cidadãos”, conclui. A ação contou com apoio da Prefeitura de Sorriso, Secretaria de Estado de Saúde e do Instituto Assistencial de Desenvolvimento (IAD).

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player