Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 19/10/2018
09 de Agosto de 2018 - 15:31
CONSUMIDOR
Procon prepara comerciantes para receber consumidores para compra do dia dos pais

Em blitz orientativa na manhã desta quinta-feira, 09, o Órgão de Defesa do Consumidor (Procon - Sinop) percorreu as principais lojas do comércio local a fim de verificar preços e promoções especiais praticados para o dia dos pais, comemorado no próximo domingo, 12. Logo no primeiro comércio visitado a surpresa de encontrar disposto, não desconto, mas prazo dilatado para condições de pagamento sem alteração de preço para as formas escolhidas pelo cliente, condição que levou o Procon a parabenizar a gerente da loja pela iniciativa e a maneira correta como estavam dispondo esse atrativo para o consumidor.


Por outro lado, problemas corriqueiros foram encontrados e, novamente, instruções foram passadas. “Alguns comércios insistem, no que nós já consideramos clichê, em colocar cartazes e placas dizendo ‘a partir de’”, pontuou a diretora do Procon, Juliana Torres Baptista. O trabalho de fiscalização e orientação ao fornecedor é devido ao aumento das vendas pelo período comemorativo e devido ao fato de que, geralmente, quem compra o presente para o pai é o filho. “Nós fizemos esse mesmo trabalho para a semana do dia das mães e trouxe um resultado muito positivo. É nítido que, quando orientamos, o número de registro de reclamações diminui”.


Baptista salienta, ainda, que paralelo ao trabalho com o fornecedor vem sendo realizado um trabalho com a criança e com o adolescente que, ainda que por pouco tempo, se torna consumidor em potencial indo em busca do presente para a sua mãe ou para o seu pai e pagando por ele. “Nós fizemos, há um tempo, todo um trabalho de educação financeira com alunos das escolas de Sinop, passando, também, à eles, os seus direitos como consumidor, ensinando a observar validade do produto, a entender a diferença dos tipos de garantia, as compras feitas pela internet, a validade para troca e, principalmente, a exigência da Nota Fiscal para a sua própria segurança”.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player