Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 12/12/2018
18 de Setembro de 2018 - 16:27
PARCERIA
Sinop fecha parceria para ampliar intercâmbio de iniciativas de sucesso na educação

Parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a Quality Educacional, do Ceará, atuará em prol da formação de gestores e educadores da rede. A proposta de trabalho é que toda a ação contemple as escolas, as salas de aula, possibilite novas metodologias e práticas pedagógicas aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Como explica a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, a intenção é, a partir de bons exemplos educacionais e iniciativas de sucesso do país, trazê-los para Sinop e, nesta cidade, aplicá-los à realidade local. Um dos desafios é instituir propostas que possibilitem a elevação de índices educacionais como o Ideb.  


"Esta parceria vem somando em nosso SINOP MAIS, onde diz no nosso plano de ação a formação continuada e, através desta empresa, a gente busca formação de gestores, coordenadores pedagógicos, com o cunho de melhorar a aprendizagem das crianças. O Estado do Ceará, por exemplo, vem tendo experiências exitosas na questão do ensino e de resultado do Ideb. Então, a gente vem buscando esta parceria para que a gente veja qual foi o processo. A gente precisa divulgar as experiências de sucesso para criarmos, em Sinop, uma metodologia que dê certo e dê resultados positivos", falou a gestora.


Na primeira etapa do trabalho conjunto, toda equipe pedagógica da S.M.E.E.C já passou pela capacitação. Nesta segunda, realizada nesta terça-feira (18), o diálogo é estabelecido com os diretores e coordenadores das escolas que atendem o nível Fundamental de ensino. No corpo de formadores da instuição Quality está o professor Amaral Barbosa de Lima, de Pedra Branca, e que por 15 anos atuou como diretor de escola pública no Ceará. A escola onde trabalhou foi reconhecida pelas notas já obtidas junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, por exemplo, obtiveram média de 8,9 no Ideb, patamar duas vezes superior à média nacional.


Ao falar com os diretores e coordenadores durante a segunda etapa de formação, Amaral lembrou que o propósito da parceria é acompanhar, juntamente com o município, os níveis de aprendizado dos estudantes da cidade. "Sabemos que educação é cíclica. Muda com constância. Temos que estar em observância quanto ao que as redes de educação de sucesso estão fazendo para obter êxito. São pontos em comum que procuramos fazer a observação e trazer para as redes de ensino na qual a gente está atuando. Não é copiar, pois cada rede tem sua particularidade, sua realidade", pontuou o Amaral. Em Sinop, o Ideb (2015) observado para os anos iniciais do Ensino Fundamental de 5,6 nos anos iniciais e outros 4,9 para os anos finais.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player