Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 11/12/2018
14 de Novembro de 2018 - 09:33
GESTÃO DE EXCELÊNCIA
Valcir Donato lidera o ranking IGFM/TCE de melhor gestor de Mato Grosso

Renovação política, com ética, austeridade e transparência administrativa é o novo modelo defendido pela população já cansada de pagar tributos e de suportar gestões públicas desastrosas. Neste cenário de incertezas, o Município de Itaúba desponta como farol de esperança. O prefeito Valcir Donato (PV), ao assumir a Prefeitura em janeiro de 2017, deu um verdadeiro choque de austeridade. Acabou com o paternalismo ao promover ajuste fiscal. Ato seguinte, executou corte de gastos com redução do próprio salário e do staff administrativo na ordem de 30%, atualizou o pagamento do IPTU, realizou leilão de terrenos públicos, centralizou o setor de compras e racionalizou o gasto com o custeio da máquina.


Na outra ponta, expandiu a prestação de serviços elevando sua qualidade. A economia gerada resultou avanços significativos em todas as áreas da gestão pública. A saúde registou aumento de atendimentos e o fim da fila de diversos exames. A educação infantil foi priorizada e 100 universitários também foram contemplados com verbas para custear o transporte escolar. Nos dois primeiros anos de mandato, todo o perímetro urbano recebeu melhorias de recuperação ou obras de pavimentação. Ainda no primeiro ano da gestão foram recuperados 140 quilômetros de estradas vicinais. Em 2018, toda a malha viária municipal de aproximadamente 600 quilômetros foi recuperada além das pontes e pontilhões. A Prefeitura de Itaúba pela primeira vez na sua história conseguiu atender as principais demandas dos munícipes da cidade e do interior.


A credibilidade conquistada viabilizou parcerias com o Legislativo e a iniciativa privada. Dessa forma, foi possível realizar a primeira reforma do Cemitério Municipal e pavimentações de ruas e avenidas. Ainda nesse ano, serão inauguradas diversas obras, incluindo a reforma do Paço Municipal. Outra marca similar do prefeito Valcir Donato foi adotar a gestão participativa. O vice-prefeito Codorna sempre acompanha o dia a dia da Prefeitura e terá um gabinete próprio de atendimento. Uma vez por semana é realizada reunião com todo o secretariado e assessores. Outro diferencial foi sempre manter em dia os pagamentos da folha dos funcionários, fornecedores e prestadores de serviços. Obras, corte de salários, redução de despesas, gestão participativa, ampliação de serviços e obras, respeito ao contribuinte e à Lei de Responsabilidade Fiscal não poderiam passam em branco durante o crivo do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE/MT.


A gestão de excelência em Itaúba foi confirmada por meio da conquista do primeiro lugar no Indicador de Gestão Fiscal dos Municípios do Estado de Mato Grosso – IGFM-MT/TCE em 2017.Conforme informações repassadas pelo site do TCE/MT, o Município saltou da 83ª posição em 2014 para a 23ª em 2015. Em 2016, ocupou o 9º lugar no ranking dos municípios mato-grossenses para, finalmente, despontar em primeiro lugar ano passado. Considerando os indicadores, Itaúba, sob a gestão do prefeito Valcir Donato, alcançou o resultado de 0,84, bem acima da média estadual, que é de 0,49, e obteve o Conceito ‘A’, classificada como "Gestão de Excelência".


Nas políticas públicas, Itaúba também superou a média estadual. Na educação, apresentou desempenho superior à média Brasil em cinco indicadores avaliados, obtendo pontuação 8,3, maior que a média estadual, que é 6,5. Na saúde, superou a média Brasil em cinco dos 10 indicadores analisados, atingindo assim pontuação 5,5, também maior que a média estadual que é 5,0. "Da análise global dessas contas anuais de governo, concluo que merecem parecer prévio favorável à aprovação, pois não há nos autos nada que possa influir negativamente nos resultados fiscais, financeiros e orçamentários, não restando qualquer ocorrência irregular, além de terem sido cumpridos os limites constitucionais e legais relativos à administração fiscal", destacou o relator das contas anuais de governo de Itaúba, referentes ao exercício de 2017, conselheiro interino Moises Maciel. O voto do conselheiro relator foi acompanhado pelos demais membros do Tribunal Pleno,em sessão ordinária no dia 6 de novembro, quando foram julgadas as contas anuais de governo do Município (Processo nº 45900/2017).

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player