Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 20/07/2019
16 de Abril de 2019 - 09:29
IPIRANGA DO NORTE
Fabiano do Povo defende que Prefeitura regularize cascalheiras

Ipiranga do Norte, Município com apenas 19 anos de emancipação e um dos maiores produtores de grãos de Mato Grosso com mais de 240 mil hectares de lavouras altamente produtivas, enfrenta uma grave crise de logística. A Secretaria de Obras, mesmo dispondo de um orçamento de R$ 12 milhões para 2019, não consegue manter a malha viária em condições normais de trânsito. Atualmente, segundo o próprio líder do prefeito, vereador Nelson Fernandes, que já ocupou o cargo de secretário de Obras, 80% das estradas estão danificadas. Nos últimos anos, em decorrência da Prefeitura não adequar as cascalheiras e não recuperar as estradas particulares utilizadas para o transporte de cascalho, a maioria dos proprietários suspendeu o fornecimento.


Diante da gravidade da situação, o vereador Fabiano Arlindo Gonçalves, popular Fabiano do Povo (DEM), relatou ao Celeiro que apresentou indicação ao prefeito apontando a necessidade de apresentar projeto visando a regularização das cascalheiras via desapropriação com indenização aos proprietários e recuperação das áreas utilizadas. “Temos que buscar uma solução que passa pela regularização e recuperação das cascalheiras, evitando multa aos proprietários que passariam a fornecer o cascalho de forma legal e remunerada”, explicou.


Crime ambiental


Outra situação irregular apresentada ao longo das estradas municipais é o direcionamento das águas das lavouras diretamente nas estradas. As lavouras não dispõem de curvas de níveis e as águas das chuvas vão diretamente para as estradas causando erosão e assoreamento dos córregos e rios. Segundo informação obtida pelo Celeiro, existe lei que determina a retenção das águas nas lavouras, porém a mesma vem sendo desrespeitada pelos produtores rurais, com a conivência do prefeito Pedro Ferronatto. No Rio Grande do Sul, desde a década de 80, as micro bacias (terraços de base larga) e o plantio direto são práticas que caminham juntas, garantido aumento da produtividade, conservação das estradas e proteção ao meio ambiente.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player