Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 27/06/2019
17 de Maio de 2019 - 14:41
CIÊNCIAS
Alunos participam de Olimpíadas de Astronomia com projeto de lançamento de foguetes

Unindo ciência e diversão, os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Sadao Watanabe foram até o Estágio Gigante do Norte, na quarta-feira (15), para execução do projeto “Uma propulsão de conhecimentos”. Idealizado pelos professores Janice Karnikowski e Hilton Tonin, a proposta é parte da primeira etapa da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA) e tem por objetivo fomentar o interesse das crianças nos conteúdos curriculares de forma lúdica, realizando o lançamento de foguetes feito de material reciclável.


Participaram 56 alunos do 4º e 5º ano, divididos em seis equipes. Conforme explica o professor Hilton, os foguetes são construídos com garrafas pets e a base de lançamento com cano de PVC. “A propulsão do foguete é através de ar comprimido, com uma quantidade específica de água e pressurização do ar através de uma bomba de encher pneu de bicicleta”, completa. Segundo o projeto desenvolvido pelos professores, os foguetes a água são modelos de foguetinhos caseiros que usam uma combinação de água e pressão para obter um lançamento, não sendo usado nenhum tipo de material inflamável.


A confecção do foguete foi por conta do grupo de alunos e a base, produzida pelos professores - devido ao uso de materiais que exigem segurança ao manuseá-los (serra, cola PVC, por exemplo). Entre os conteúdos abordados com o projeto, estão física, matemática, Leis de Newton, probabilidade, estatística, velocidade, movimento e parábolas. A professora Janice explica que esse foi um dos motivos que levou a decisão de participar da MOBFOG. “Nós decidimos participar da competição por conta dos conteúdos, que são interdisciplinares e podemos trabalhar todas as matérias”, afirma. Os grupos de alunos que conseguiram fazer o foguete alcançar a marca de 100 metros, estão pré-classificados para a Olimpíada. Na data de hoje (17) eles executam as provas teóricas que fazem parte da competição e no começo de junho, serão enviados os nomes dos alunos classificados. A divulgação resultado e a premiação estão previstos para o mês de setembro.


OBA e MOBFOG


Segundo informações do site oficial da competição, a OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player