Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 18/09/2019
06 de Setembro de 2019 - 14:35
CELEBRA SINOP
Comunidade Sebastião de Matos é contemplada pelo Multi Saúde

O Multi Saúde Sinop abriu o quinto dia de programação do Celebra Sinop 2019, ofertando diversos serviços à comunidade do bairro Sebastião de Matos, das 16h às 20h, dessa quinta-feira (05). A ação foi realizada pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com 11 instituições de ensino superior do município. Para a prefeita Rosana Martinelli, que fez questão de prestigiar o evento, esse formato é uma forma da saúde municipal ir até a população em horário diferenciado e dar todo o suporte de prevenção e cuidados necessários. “Queremos chegar até o cidadão sinopense. Muitos trabalham e não tem tempo para frequentar as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) durante o horário normal da semana. Então, recentemente, fizemos a ação em um sábado, para também oportunizar esses munícipes. A nossa saúde está avançando a passos largos e nós queremos continuar oferecendo um atendimento de excelência para a população de Sinop. A Prefeitura está indo ao encontro do povo, então, é isso nos queremos, facilitando o acesso aos serviços, facilitaremos a vida do cidadão e conseguiremos melhorar ainda mais a nossa saúde”, frisa a gestora.


Thaís Silva Pereira, moradora do bairro e mãe de duas crianças, comemora o trabalho da Prefeitura. “Eu creio que toda a população acha bem interessante esse tipo de ação, porque muitas mães trabalham até tarde e não conseguem trazer as crianças para fazer a pesagem, a vacinação ou o acompanhamento de rotina. Eu, quando estava trabalhando, não tinha tempo de trazer meus filhos até a UBS. Então, ações como essa facilitam muito. E, sobre o atendimento aqui na unidade, eu não tenho nada do que reclamar, sempre fui bem atendida, com bastante agilidade”, relata a cidadã. Conforme o coordenador da Comissão Integrada de Ensino e Serviço (CIES), da Secretaria Municipal de Saúde, Thiago Rodrigues, essa foi só a primeira etapa do Multi Saúde. “Também iremos contemplar dentro dos próximos meses os bairros Dauri Riva e Gente Feliz, porque são localidades mais distantes, com uma grande população que necessita dos serviços. A prefeita faz questão desse tipo de ação e tudo isso acontece por um bem, que é a saúde da população sinopense’, conta Thiago.


Além da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação também faz questão de colaborar com os trabalhos de prevenção a saúde dos munícipes, principalmente das crianças. “É uma parceria de secretarias que vem para somar, inclusive, com a implantação do Projeto Saúde na Escola (PSE), que cuida da saúde da criança dentro da unidade escolar, desde vacinação à parte nutricional. A prefeita tem esse carinho com as crianças. Já temos dois dias de comida vegetariana nas unidades para que as crianças aprendam o que é esse sabor; nós trabalhamos com proteína da soja, temos a alimentação para todo tipo de criança, inclusive, para as que necessitam de uma alimentação especial como diabéticos, intolerantes à lactoses e outros”, explica a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti.


O Multi Saúde foi dividido em dois locais: na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Elisete Dalabrida e na UBS Sebastião de Matos. Entre os serviços prestados estavam, por exemplo, vacinações, massagem, aferição de pressão, higienização bucal, avaliação de hanseníase, avaliação física, avaliação farmacêutica, avaliação nutricional, terapias manuais, revitalização facial, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), testes rápidos, testes de glicemia, conscientizações sobre o combate à dengue e conscientizações sobre o câncer de mama e do colo do útero.


Celebra Sinop


Durante as comemorações de aniversário do município, uma série de atividades será realizada na cidade. Contempla desde inauguração de obras, visitas e demais eventos preparados pela Prefeitura de Sinop e parceiros, com intuito de contemplar a população com uma vasta programação. Na parte cultural, gastronômica e de entretenimento, ocorre no Dante de Oliveira, o Celebra Sinop. No dia 12 de setembro tem show com o Padre Antônio Maria. Também no dia 14/09, no fechamento da Marcha para Jesus, o Celebra Sinop recebe o show nacional com Israel Salazar e pregação com o pastor Gustavo Paiva. A entrada é franca e as atividades podem ser acompanhadas gratuitamente. A realização é da Prefeitura de Sinop, com apoio da Câmara de Vereadores, Governo de Mato Grosso, Grupo Sinop e Unimed Norte de Mato Grosso.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player