Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 22/10/2019
08 de Outubro de 2019 - 14:26
PRODUÇÃO
Secretaria do Estado de Agricultura realiza capacitação sobre cadeia do leite em Sinop

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), realiza a partir desta terça-feira (08.10), na sede da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, a edição anual da Capacitação dos Técnicos ligados à Cadeia Produtiva do Leite em Mato Grosso. As atividades seguirão até a próxima quinta-feira (10) e envolverão a participação de técnicos, profissionais da cadeia produtiva, e secretários de agricultura dos municípios. Os participantes terão o papel de multiplicadores no processo de expansão conduzido pelo Programa MT Produtivo – Leite. A meta é trabalhar para a implantação de 30 Unidades de Referência Tecnológica - URT, que terão o papel de aproximar a assistência técnica do produtor. Aliada ao melhoramento genético do gado leiteiro e a renovação das pastagens, as unidades também cumprirão o papel de vitrine tecnológica para o estímulo de outros produtores.


“A distribuição de sêmens e embriões de alta tecnologia e produtividade são algumas das apostas do Estado para o incentivo à cadeia do leite. Hoje, a média de produção do gado em Mato Grosso gira entorno de 3,28 litros de leite dia. Com o melhoramento genético e o manejo adequado das pastagens, o produtor poderá facilmente ultrapassar a marca dos 10 litros. A indústria láctea está agonizando no interior do Estado com a escassez de matéria prima; agora, se a indústria está agonizando, imagina o produtor?”, falou Silvano Amaral, secretário de Estado de Agricultura Familiar (Seaf).


Neste módulo serão abordados temas ligados à manipulação de dietas para o rebanho leiteiro, técnicas de reprodução assistida envolvendo a transferência genética de sêmens e embriões, e doenças relacionadas à reprodução. A capacitação é uma realização da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Embrapa Agrossilvipastoril, Senar, Superintendência Federal de Agricultura do Mapa, entre outros parceiros. O curso será realizado de 08 a 10 de outubro, na sede da Embrapa, em Sinop.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player