Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 11/11/2019
04 de Novembro de 2019 - 13:51
PAISAGISMO
Com foco na qualidade de vida, Prefeitura de Sinop investe em paisagismo urbano

O paisagismo urbano visa embelezar a cidade e melhorar a qualidade de vida de seus moradores. Com esse objetivo, a Prefeitura de Sinop, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem investido na revitalização de passeios públicos, em parques e em áreas verdes. No início da gestão, mais de 20 mil mudas de diversas espécies entre flores, forrageiras, palmeiras e outras arbóreas foram adquiridas para revitalizar os canteiros centrais das principais avenidas da cidade.  A partir dessas unidades, o Viveiro Municipal Roque Canelli passou a reproduzir todas as amostras. Até este ano, mais de 300 mil mudas já foram reproduzidas e plantadas. Para o secretário Daniel Brolese, melhorar o paisagismo urbano é deixar a cidade mais atraente e bonita para investidores econômicos. "Sinop é uma cidade planejada com ruas e avenidas largas e merecia esse embelezamento com flores adequadas para a nossa região. Investir no paisagismo é resgatar a integração do cidadão com os espaços públicos, é valorizar o munícipe, agradar os visitantes e atrair investidores", enfatizou.


Para o presidente do Conselho Municipal do Turismo, o arquiteto e urbanista Deraldo Campos, os espaços urbanos com mais áreas verdes tornam a cidade mais convidativa e aconchegante. "É muito importante essa questão das flores, dos jardins e do paisagismo de uma cidade, porque é o mesmo que conquistar alguém, se dá flores. Flores recebem as pessoas, sejam nos hotéis, num casamento, para receber a noiva, o noivo, os convidados. Do mesmo jeito, se uma cidade quer receber as pessoas, quer convidar e dizer: sejam bem vindas à cidade é preciso ter um paisagismo convidativo que entusiasme. Sou totalmente favorável como arquiteto e urbanista", ressaltou. Para a atleta Paula Bratti, áreas verdes motivam a prática de exercícios físicos e melhoram a autoestima. "Fazer atividade física em ambientes abertos onde o espaço é mais colorido, com flores e com árvores, ao ar livre, promove uma melhora na autoestima. Ter o contato com a natureza é sair da rotina e o ambiente em si já promove uma sensação mais agradável e liberação de hormônios, como o da serotonina", explicou.


Sinop possui mais de 30 metros quadrados de área verde por habitante, 150% a mais que o recomendado pelo ONU que é de 12 metros quadrados. O Parque Florestal, por exemplo, é uma área de preservação e conservação de 100 hectares com a presença de espécies vegetais nativas e habitat para centenas de animais. Ainda é possível encontrar na cidade mais de 10 reservas ambientais, importantíssimas para a qualidade do ar no meio urbano.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player