Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 07/12/2019
29 de Novembro de 2019 - 09:23
LOGÍSTICA
Exército Brasileiro conclui pavimentação da BR 163 após 40 anos

Após 43 anos de espera finalmente foi concluída a pavimentação asfáltica da BR-163, trecho que liga Mato Grosso ao porto de Miritituba, distrito de Itaituba no Pará. A obra lançada em 1976 pelo presidente Ernesto Geisel representou a integração da região centro norte do Brasil e a esperança aos milhares de migrantes especialmente da região sul, que atenderam o chamamento do governo para implantar a maior fronteira agrícola do planeta. As quatro décadas registraram páginas de glórias do Brasil contemporâneo que de “colônia” passou a ser o grande “Celeiro” do mundo. Muitos pioneiros não conseguiram presenciar o “dia histórico”, definido pelo Exército Brasileiro no comunicado que anunciou o fim da obra de pavimentação asfáltica da BR-163. No último sábado, 23, o Exército concluiu a obra da principal via terrestre de escoamento de grãos das safras de Mato Grosso para os portos do Norte do país. A promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) fora cumprida para alívio dos caminhoneiros que ali transitam.


Antes de Bolsonaro, a BR-163 foi mote de campanha dos ex-presidentes, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Todos durante as campanhas eleitorais prometeram a conclusão da obra, porém após as eleições, Mato Grosso era lembrado apenas durante as operações do IBAMA, com seus fiscais teleguiados para intimidar e achacar os produtores rurais. A promessa de Bolsonaro foi viabilizada graças a sua determinação, competência do engenheiro militar Tarcísio Gomes de Freitas, que vem se constituindo seguindo a classe dos caminhoneiros, no melhor Ministro de Infraestrutura e do trabalho qualificado do Exército Brasileiro, que iniciou e concluiu a BR-163. Ainda em seu comunicado o Exército Brasileiro informa que agora o usuário não percorrerá mais estrada de chão. Mas, para que a obra seja de fato finalizada, ainda faltam duas faixas laterais de 1,5 mil metros cada.


Obra impactante


O produtor rural e 1º suplente da Senadora Selma Arruda Gilberto Possamai (PSL) afirmou que a conclusão da pavimentação asfáltica do trecho de Mato Grosso a Miritituba gerou um impacto de grande alcance. “A conclusão desta obra representa um marco histórico que impactará positivamente em todos os sentidos. Nossa produção terá maior agregação de valores, com a exportação dos produtos e importação de insumos. O comércio regional será revitalizado e um novo ciclo produtivo comercial e industrial irá se consolidar. Outro fator importantíssimo. Com a mudança de rota dos caminhos rumo aos portos do norte, o trânsito na BR-163 sentido Cuiabá ficou desafogado facilitando o deslocamento e diminuindo o número de acidentes com vítimas fatais. “Realmente é um fato histórico que devemos agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, que além dessas obras está remodelando o Brasil e implantando um novo modelo de administrar, com competência e sem corrupção”, avaliou.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player