Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 07/12/2019
02 de Dezembro de 2019 - 13:34
CULTURA
Capela Padre Antônio de Vera recebe vistoria técnica do patrimônio cultural do Estado

Na última sexta-feira (29) a capela Padre Antônio no município de Vera recebeu a equipe técnica do patrimônio cultural do estado de Mato Grosso, com Robinson de Carvalho Araújo que é coordenador do Patrimônio Cultural, juntamente com o Chefe do Departamento de Cultura Rodrigo Gomes, o vice-prefeito Marcelo Alves da Costa que foi quem solicitou ao estado à vistoria. Ela tem como objetivo fazer o levantamento do que é necessário ser realizado na restauração da capela, uma vez que ela foi tombada como patrimônio histórico.


Robinson de Carvalho Araújo que é coordenador do Patrimônio Cultural do Governo do Estado de Mato Grosso, explicou como foi feita a vistoria e qual seu objetivo. “Ao todo no estado temos 107 processos de tombamento e um deles é aqui em Vera. Por ser um bem tombado os proprietários têm a obrigação de realizar a manutenção e a restauração do bem. A igreja católica juntamente com o vice-prefeito nos procurou e nos solicitou esta vistoria técnica via processo. Que é o primeiro passo onde a gente realiza a orientação técnica a respeito da metodologia de restauração do bem. Então fizemos a reunião com os engenheiros e arquitetos disponibilizados pela igreja católica. E traçamos os objetivos a serem alcançados e as técnicas a serem realizadas. E agora baseado nesta reunião eles vão apresentar um relatório identificando as técnicas e as metodologias que utilizaram. Sendo aprovado este relatório a obra será realizada a qual será acompanhada pelo patrimônio via digital e ao final será realizada uma vistoria de entrega da obra”, destacou.


Rodrigo Gomes que esteve presente na vistoria expôs como foi solicitada a vistoria. “Na última sexta-feira (29) tivemos a visita do Robinson que é da Secretaria de estado de Cultura, Esporte e Lazer e também da superintendência de patrimônio histórico cultural de Mato Grosso e temos um bem tombado pelo estado aqui que é a Capela Padre Antônio. No ano de 2017, recebemos a necessidade de uma reestruturação da capela, onde nosso vice-prefeito Marcelo Alves da Costa fez o protocolo de uma visita técnica, porém, com a troca de gestão no estado não obtivemos resposta. Então este ano entramos novamente com o pedido via departamento de cultura para que esta visita fosse feita para que podemos restaurar a capela via paróquia. E assim fomos atendidos, pela Secretaria de Estado Cultura pelo secretário de estado Allan Kardec, e pelo secretário adjunto José Paulo Traven, e recebemos esta visita em que ficamos sabendo o que pode e o que não pode ser feito por ser um patrimônio tombado pelo estado precisa se manter a estrutura e com todas as orientações e coordenadas vamos levar adiante o projeto para a reestruturação da capela Padre Antônio”, concluiu Gomes.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player