Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 28/01/2020
09 de Janeiro de 2020 - 13:35
DENGUE
De mutirões a trabalhos diversos, Prefeitura reforça ações de combate a dengue em Sinop

A Prefeitura de Sinop realizou diversas ações em 2019 para auxiliar no combate à dengue. Entre os diversos trabalhos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio das equipes de combate a endemias passaram por aproximadamente 60 bairros do município executando o mutirão de vistorias a residências, orientações e recolhimento de materiais diversos dos quintais e que poderiam funcionar como potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Ao todo, foram recolhidas 120 caçambas de lixo. Na área central da cidade, foi realizada a Ação Conjunta, formando uma parceria entre a gestão municipal com Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES). De acordo com dados da Vigilância Ambiental, foram inspecionados 54 quarteirões, no total 1.488 imóveis, localizados entre as Avenidas das Figueiras, das Embaúbas, dos Jacarandás e das Itaúbas.


O Centro de Endemias, também, é ativo no Projeto Saúde na Escola (PSE) e esteve presente nas escolas municipais, estaduais e particulares, nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) e em eventos diversos, levando conscientização a diversos públicos. Outra ação de vistorias foi realizada em 163 pontos estratégicos e com alta potencialidade para criadouros do mosquito da dengue, sendo eles borracharias, ferro-velho e oficinas. A operação reuniu frentes da Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Tributação, Prodeurbs, Trânsito e Obras. O projeto Reciclando Vidas, carinhosamente chamado de projeto Sinopinho e desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, difundiu a proposta de coleta seletiva de lixo em escolas municipais. A fase piloto retirou de ruas e quintais mais de 24 toneladas de material reciclável.


Para 2020, a ação deve chegar a 100% das unidades da rede municipal de ensino, para as práticas de educação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente, também, realiza permanentemente a limpeza de áreas institucionais. Atua, igualmente, na vistoria de terrenos particulares e que, além de mato, servem como depósito para materiais. D escarte irregular pela população em locais públicos ou privados não permitidos configura infração administrativa cometida contra o meio ambiente, sujeitando o autor ao pagamento de multa. A Secretaria Municipal de Obras se envolveu com a causa, realizando o projeto Cidade Limpa, com a limpeza dos canteiros centrais e redondos das vias públicas. Além das intensas ações de manutenções de bueiros e valas de escoamento de água visando minimizar a ocorrência de pontos de alagamentos.


Colaboração da comunidade


Conforme o coordenador de Vigilância Ambiental, Cesário Rocha, para que o município consiga eliminar o mosquito Aedes aegypti é necessário a colaboração de toda a população sinopense, já que 80% dos focos são encontrados dentro dos quintais. “As ações visam intensificar os trabalhos que já são realizamos no decorrer do ano. Acreditamos que com a união de esforços da gestão com a comunidade teremos um resultado ainda mais satisfatório”, finaliza o coordenador.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player