Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 15/07/2020
13 de Janeiro de 2020 - 15:04
MUTIRÃO
Operação de combate à dengue inicia no bairro Jardim Violetas

A Prefeitura de Sinop deflagrou, nesta segunda-feira, 13/01, uma série de vistorias domiciliares de orientação e também fiscalização em imóveis urbanos residenciais com foco na prevenção e combate à dengue. Desde o início da manhã as equipes das secretarias que atuam em âmbito da força tarefa responsável pelo enfrentamento à doença percorrem o bairro Jardim Violetas, apontado como o de maior incidência do mosquito Aedes aegypti. Conforme o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, as ações de combate são realizadas frequentemente durante todo o ano. No entanto, com o aumento de casos de dengue em Sinop, neste período de chuvas, haverá essa operação para baixar os números imediatamente. “A prefeita Rosana Martinelli está preocupada com a situação e nos cobrando a todo o momento ações efetivas para resolver o problema. Assim como toda a sociedade e precisamos fazer a nossa parte cuidando dos nossos quintais. Então, hoje, iniciamos esses trabalhos com mais intensidade, para arrematar a situação e não deixar o mosquito se reproduzir novamente”, frisa o gestor.


De acordo com o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, nesta fase, serão realizadas visitas domiciliares de orientação com termo de vistoria e ciência dos moradores, bloqueios com bombas costais de veneno e, caso necessário, notificação. “Vamos fazer uma varredura nos bairros, eliminando os criadouros. Locais onde forem identificadas larvas, por exemplo, piscina, fossa, canos e/ou outros materiais que acumulem água, serão notificados”, alerta o coordenador.


No período das vistorias, também é realizado o mutirão para recolhimento de lixos que acumulam água. No total, seis caçambas em rotatividade serão distribuídas pelo bairro para que toda a comunidade possa realizar os descartes. A orientação da Prefeitura é que as pessoas deixem nos depósitos públicos materiais como latas, plásticos, papelões, pedaços de isopor, pneus, fogões, máquinas de lavar e geladeiras velhas que, normalmente, ficam entulhados nos quintais ou são descartados de forma irregular em áreas públicas. Restos de massa verde, galhos de árvores, resíduos de construção civil e lixo doméstico não devem ser depositados nas caçambas. A força tarefa passará por toda a cidade, priorizado os bairros com altos índices do vetor.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player