Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 14/07/2020
13 de Janeiro de 2020 - 15:11
SINOP SEM DENGUE
Agentes de saúde e de endemias se unem para eliminar o Aedes aegypti

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Sinop, realizou na sexta-feira, dia 10, uma capacitação, no auditório da UNEMAT, para os Agentes Comunitários de Saúde e para os Agentes de Combate a Endemias, com foco no enfrentamento ao Aedes aegypti, que iniciou nesta segunda-feira, dia 13. As equipes foram convocadas a se juntarem para a realização do mutirão. Segundo o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, os agentes são fundamentais neste combate ao mosquito. “Estamos colocando em prática nosso projeto de trabalho para este momento. E iniciamos com as orientações aos agentes desde como irão funcionar os trâmites, como até agir em decorrentes circunstâncias que possam ocorrer durante as ações”, explica o gestor.


Conforme o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, na próxima semana, serão contratados mais 60 agentes para auxiliar no mutirão. “Vai ser um batalhão de agentes nas ruas trabalhando com o objetivo de reduzir a incidência do mosquito e, também, para que não venhamos ter mais ocorrências de pessoas com dengue e nem óbitos causados pela doença em nossa cidade”, frisa o coordenador. A agente de saúde Ida Aparecida pede a colaboração da população para que a operação seja eficiente. “Vamos para as ruas acabar com esse mosquito, mas precisamos da ajuda da sociedade porque não adianta a gente fazer o nosso trabalho e o morador não limpar o próprio quintal, já que mais de 80% dos focos são encontrados nas residências. Vamos nos unir nessa luta contra o Aedes”, convoca a agente.


Mutirão


Desde o início da manhã as equipes das secretarias que atuam em âmbito da força tarefa responsável pelo enfrentamento à doença percorrem o bairro Jardim Violetas, apontado como o de maior incidência do mosquito Aedes aegypti. Nesta fase, serão realizadas visitas domiciliares de orientação com termo de vistoria e ciência dos moradores e, caso necessário, notificações. No período das vistorias, também é realizado o mutirão para recolhimento de lixos que acumulam água. No total, seis caçambas, em rotatividade, serão distribuídas pelo bairro para que toda a comunidade possa realizar seus descartes. A força tarefa passará por toda a cidade, priorizado os bairros com altos índices do vetor.


Denúncias


A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue. O número de telefone é o 3511-1829; já pela palma da mão, é possível informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player