Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 23/02/2020
23 de Janeiro de 2020 - 14:01
CUIDADOS
Prefeitura de Sinop alerta quanto aos sintomas de dengue

Os casos de dengue vêm aumentando frequentemente nos últimos dias em Sinop. Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde alerta os munícipes quanto aos sintomas relacionados à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme o médico preceptor em Medicina da Família e Comunidade (COREME), Júlio César Marques de Aquino, todos devem ficar atentos aos sinais para não confundir com outras doenças mais comuns, como gripe e resfriados. “Dor de cabeça, febre, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele, coceira e dores nas articulações são sintomas dengue e o diagnóstico médico deve ser aplicado o mais rápido possível para que se tenha sucesso no tratamento. É muito importante manter-se sempre hidratado e não tomar medicamentos sem orientação de um profissional”, alerta o doutor.


Em Sinop, a orientação é que o cidadão com suspeita da doença procure de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, uma Unidade Básica de Saúde para diminuir o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Pedimos para a população que procure os postos de saúde, pois criamos uma frente para facilitar os atendimentos direcionados às pessoas com sintomas de dengue. Realizando os pedidos de exames pelos próprios enfermeiros. E, em casos graves, conforme avaliação do médico, o paciente será encaminhado para a UPA”, frisa o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer.


Casos de dengue


Do dia 1 ao dia 20 de janeiro de 2020, o município registrou 419 casos de dengue; desses 14 tiveram sinais de alarme e quatro foram graves. E, ainda, foi confirmado um óbito por causa da doença. O cenário apresenta mais de 900% no aumento de casos registrados durante todo o mês de janeiro de 2019, no qual teve 41 casos confirmados.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player