Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 09/08/2020
14 de Fevereiro de 2020 - 14:49
LEVANTAMENTO
Soja: Abiove estima safra em 123,7 milhões de toneladas

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou, nesta sexta-feira (14), as estatísticas mensais do complexo soja 2019 e atualizou as projeções de 2020 com aumento da safra para 123,7 milhões de toneladas, baseado nos últimos números das empresas associadas. No mês passado, a Abiove previa a colheita de 122,8 milhões de toneladas. A previsão atual é superior às 123,2 milhões de toneladas da estimativa oficial, feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Segundo a Abiove, o processamento de soja em grão deve atingir 44,5 milhões de toneladas em 2020, volume recorde para a indústria brasileira. A previsão é de crescimento de 2,5% em relação às 43,4 milhões de toneladas processadas na safra passada.


A produção de óleo de soja foi atualizada pela Abiove para 8,9 milhões de toneladas em função do crescimento do consumo interno, principalmente pela crescente demanda por biodiesel. O volume é 2,5% superior às 8,690 milhões de toneladas da safra passada. Em relação a exportação de soja, os técnicos da Abiove afirma que diante da expectativa de amenização da guerra comercial entre Estados Unidos e China, o cenário indica queda de 2% no volume anteriormente previsto no mês passado (75 milhões de toneladas) para as atuais 73,5 milhões de toneladas. Se confirmada a projeção, a queda seria de 0,8% ante às 74 milhões exportadas na safra passada. A Abiove também atualizou os dados de produção de farelo de soja para 33,9 milhões de toneladas, de acordo com os rendimentos médios do setor. O volume é 2,5% superior ao processado na temporada passada. Em janeiro a previsão da Abiove era de 33,5 milhões de toneladas de farelo.


A projeção para o consumo interno de farelo em 2020 manteve-se inalterada e, devido à expectativa de crescimento do mercado de rações, representa um aumento de 2,4% em relação a 2019. As exportações do farelo produto foram revisadas para 16,2 milhões de toneladas, 6% acima da última projeção. A entidade lembra que o processamento de soja foi expressivamente elevado no ano passado e atingi 43,4 milhões de toneladas, volume muito próximo ao recorde histórico atingido em 2018, “devido ao bom ritmo da indústria no último trimestre do ano”. As exportações de soja em grão da safra passada, atualizadas para 74,1 milhões de toneladas, “fundamentam-se na apuração feita pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex)”.

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player