Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 05/06/2020
01 de Abril de 2020 - 15:39
COVID-19
Prefeitura de Sinop inicia desinfecções de espaços públicos

Com o objetivo de conter a disseminação do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Sinop, juntamente com o Corpo de Bombeiros e a Águas de Sinop, iniciou nesta quarta-feira, dia 01/04, a desinfecção biológica dos espaços públicos (praças, parques e Unidades Básicas de Saúde) da região central do município. Conforme a prefeita Rosana Martinelli, a ação tem um cronograma e deve atingir outros pontos da cidade também. “Nós vamos estender os trabalhos de desinfecção por vários locais públicos, inclusive postos de saúde, rodoviária e aeroporto. Mas nós reiteramos o pedido de que a população evite sair de casa e não se aglomere. Precisamos que todos tenham consciência. A prevenção, neste momento, é o melhor tratamento”, orienta a prefeita.


A gestora, ainda, lembra que existem diversas outras ações com foco no mesmo propósito. “Nós estamos com parte do comércio fechado, seguindo o decreto estadual. Há uma fiscalização para que isso seja feito. Estamos com equipes recolhendo pessoas das ruas e dando auxilio às famílias carentes. Temos campanhas de conscientização. Fechamos várias parcerias para a produção/doação de álcool em gel, confecção de máscaras e outros. São vários trabalhos que a Prefeitura está fazendo para que o coronavírus não se propague na nossa cidade”, declara Martinelli.


Para o coronel do Corpo de Bombeiros, Giovani Eggers, a ação é de fundamental importância. “O inimigo está batendo na nossa porta, e nós precisamos se conscientizar. As pessoas acham que as coisas só acontecem com os outros. As entidades estão trabalhando em conjunto, fazendo a sua parte, mas precisamos também que a população faça a parte dela. Esta ação é para a lavagem e desinfecção das áreas que têm concentração de público. Depois da limpeza os espaços (praças/parques) serão lacrados e não será permitido o acesso. Nós só temos a agradecer ao poder público e agora esperar um resultado satisfatório, onde quem sai ganhando é a população sinopense”, afirma Eggers.


A coordenadora de Tratamento e Qualidade da Águas de Sinop, Priscila Decome, explica que desinfecção está sendo feita com o hipoclorito de cálcio 65%. “O uso de produtos para limpeza e desinfecção de superfícies e ambientes é um aliado importante para prevenir infecções. A solução disponibilizada para a sanitização é propicia a eliminação dos organismos patogênicos, através de substâncias oxidantes, presente no produto. Esses agentes desinfectante devem ser utilizados para limpeza e desinfecção de utensílios e de locais onde há possíveis vírus patogênicos, como o do coronavírus”, detalha.


Os trabalhos de limpeza iniciaram pelas áreas de parques e academias localizadas na proximidade do Cemitério Municipal (Avenida da Saudade), Praça da Bíblia (Avenida dos Jacarandás com Avenida Júlio Campos) e redondo em frente ao Posto Paraná (Avenida Itaúbas). Também serão higienizados os espaços públicos do Alto da Glória, Sebastião de Matos, Vila Mariana, Belo Ramo (escola), Vila América, Menino Jesus, Pérola, Pequena Londres, Dauri Riva, Maringá, Primaveras (associação), Recanto dos Pássaros, Estádio, redondo das Palmeiras com Itaúbas. Por fim, a desinfecção será realizada nos setes postos de saúde que estão fazendo atendimento específico de pessoas com sintomas gripais. O trabalho nestas unidades será realizado em horários diferenciados, no momento que não houver público no local.  


Assessoria de Imprensa

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player