Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 29/05/2020
07 de Abril de 2020 - 14:49
SAÚDE
"Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece", diz prefeita

Em meio à preocupação com o coronavírus em Sinop e a série de medidas que vêm sendo adotadas no sentido preventivo, a Prefeitura de Sinop reforça um alerta: a dengue continua presente no município e o cidadão deve fazer sua tarefa de casa, cuidar de quintais, das calhas e não deixar espaço para o mosquito Aedes aegypti se reproduza. Conforme explica o coordenador do Centro de Endemias, Jorge Bevilaqua, diante da vigência dos decretos municipais que estabeleceram nova dinâmica de funcionamento do serviço público municipal e a preocupação para com servidores do grupo de risco, que foram liberados, o Centro de Endemias também reorganizou sua dinâmica operacional. No entanto, os serviços comumente realizados pela área continuam. A exceção está na série de palestras em empresas, escolas e demais locais. "Os trabalhos como visitas domiciliares estão sendo realizados, com os agentes munidos de equipamento de proteção individual. os agentes estão devidamente orientados a manterem a distância necessária do morador. Lembramos que todas as demais atividades estão ocorrendo, como visita aos pontos estratégicos, o bloqueio de casos com a bomba costal. Demos um tempo, apenas, com os serviços de educação em saúde, pois devemos evitar as aglomerações", salientou o gestor.



Também foram mantidos os serviços de denúncias via telefones 3511-1829 e 66 9994-8559. "Estamos atendendo nossas demandas graças ao esforço de cada colaborador que permanece", considerou ainda Bevilaqua. Nesta terça-feira, 07, a prefeita Rosana Martinelli fez um apelo à comunidade: para que continue recebendo os agentes públicos durante os trabalhos de vistoria em imóveis. E que as famílias redobrem o cuidado para com seus quintais. "Nossos servidores têm prestado um excelente trabalho, mas precisamos lembrar que a luta contra a dengue é conjunta. Se não houver colaboração do cidadão a Prefeitura, sozinha, não consegue baixar os registros da doença. Lembremos que mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais das residências. Em meio à luta contra o coronavírus, alerta para a dengue permanece", alertou Martinelli.


O cenário da Dengue


Os números mais atuais da dengue, referentes ao primeiro bimestre do ano, mostram que as ações de combate à doença realizadas pela Prefeitura de Sinop apresentam resultados positivos no tocante aos casos confirmados e suas reduções. Conforme dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a queda chegou a 14.83% entre os meses de janeiro e fevereiro. 134 pacientes a menos contraíram a doença. Segundo os registros, no primeiro mês do ano contabilizavam-se 903 confirmações para a dengue.Destes, 36 apresentavam sinais de alarme e oito considerados casos graves. Três mortes foram registradas em janeiro. Duas receberam diagnóstico confirmatório e uma está sendo investigada. Já em fevereiro, conforme a SMS, o total de casos confirmados recuou para 769, e,destes, 19 com sinais de alarme e quatro pacientes ficaram em estado grave. O mês não contabilizou óbito.


Assessoria de Imprensa

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player