Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 10/07/2020
24 de Junho de 2020 - 09:13
ECONOMIA
Prefeitura garante duas feiras livres para produtores de Sinop

A Prefeitura de Sinop publicou, no início desse mês (02/06), o edital de Concorrência Pública para a construção de duas feiras livre no município. A modalidade do certame pede um tempo maior (Concorrência Pública), portanto as propostas só serão recebidas no dia 06 de julho, 30 dias após a sua publicação. O convênio (863378/2017) que é, ainda, de 2017 e foi feito através da Superintendência do Desenvolvimento do Centro Oeste (SUDECO), ligado ao Ministério da Integração Nacional, traz um repasse de R$2.086,5, com uma contrapartida do Executivo de R$761.546,62 e será empregado na contemplação de duas feiras.


Com uma área de 1.016,28 m2 cada uma, as feiras serão construídas, uma na praça P-09, que fica na avenida das Sibipirunas com avenida dos Jatobás e a outra na P-23, que fica na avenida dos Ingás com avenida das palmeiras. Este é um projeto pelo qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico vem brigando, já há um bom tempo, desde 2017, quando no início da administração da prefeita Rosana Martinelli, objetivou-se uma atenção maior aos pequenos produtores e, principalmente, à agricultura familiar.


O secretário da pasta, Daniel Brolese, revela que: “a construção de uma estrutura física é um sonho antigo dos produtores de Sinop”. Para ele, a conquista simboliza a oferta de melhores condições e segurança para que os feirantes possam comercializar seus produtos e derivados. Brolese revela, ainda, que os investimentos da atual administração na agricultura familiar vão além. “Está é uma base que estamos construindo. Penso que estamos dando os primeiros passos para a construção de um mini Ceasa em nosso município para que possa absorver a produção dos nossos produtores locais e abastecer os mercados internos suprindo a demanda. Quem sabe, até, em um futuro próximo colocarmos nossa produção em municípios vizinhos”.


De acordo com o secretário, ainda em 2018, a Prefeitura finalizou a construção de, pelo menos, 53 tanques de peixes para beneficiar e diversificar a economia de assentados da Gleba Mercedes, que dependem do cultivo sustentável e de pequenos abastecimentos em mercados locais que absorvem a produção que resta do sustento familiar ou, ainda, do comércio de leite, que recebeu resfriadores para absorver uma maior produção e garantir um maior atendimento ao mercado de laticínios. Outro ponto de apoio à agricultura familiar que merece destaque é a construção de uma fazenda experimental para o cultivo de especiarias. “Nossos beneficiadores precisam buscar matéria-prima de fora. Identificamos algumas indústrias que se propuseram a absorver a produção e buscamos pequenos produtores interessados em produzir, mas antes fizemos vários experimentos no viveiro de mudas municipal. Assim, vimos o que Sinop é capaz de produzir e, agora, estamos fazendo a ponte entre produtor, industria de beneficiamento e consumidor”.


Assessoria de Imprensa

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player