Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 26/09/2020
29 de Junho de 2020 - 09:56
SAÚDE
Em meio à pandemia, estiagem e fumaça aumentam alerta para doenças respiratórias

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a falta de conscientização popular e a prática ilegal de queimadas urbanas, o uso de fogo para eliminar de restos de folhas, mato, troncos e materiais diversos nos quintais de residências ou áreas públicas, deve elevar as chances de problemas respiratórios provocados pela fumaça. Consequentemente, fazer crescer a demanda no serviço público de saúde e a busca por atendimentos. O alerta é da secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Frank Mallmann, e leva em conta o atual cenário registrado na cidade: com o início da estiagem, já aparecem os primeiros flagrantes de queimadas e a emissão de fumaça. “Estamos em meio a um momento muito sério provocado pelo novo coronavírus. E sem a consciência popular de que é preciso respeitar ao meio ambiente e a própria vida das pessoas vamos enfrentar problemas. Com a fumaça, crescem também os danos respiratórios e a busca por atendimento médico”, afirma Ivete Frank Mallmann.


Pelo que rege a legislação ambiental, no perímetro urbano as queimadas são proibidas durante todo o ano. Para a zona rural, o uso do fogo para fins de manejo é restrito, tradicionalmente, no segundo semestre do ano a partir da vigência do chamado período proibitivo. Conforme explica a secretária, atuando-se preventivamente é possível minimizar os reflexos e danos oriundos pela fumaça. Como forma de enfrentamento ao problema, o município já deu início aos trabalhos de capacitação do grupo que atuará na brigada mista municipal. A equipe é responsável por ações de enfrentamento ao fogo, operando integradamente com o Corpo de Bombeiros. Em 2020, Sinop contará com 11 brigadistas. São reeducandos do sistema prisional. Desses, um atuará exclusivamente na Gleba Mercedes no projeto desenvolvido com a parceria do Corpo de Bombeiros e a Sinop Energia. "Essa é uma forma de estimular a inserção social desses grupos. Estamos empenhados em trabalhar de forma conjunta para integrar e promover esse diálogo”, salientou Mallmann.


Em decorrência do cenário epidemiológico do coronavírus, a Secretaria de Meio Ambiente reajustou a programação de formação dos brigadistas. Na quarta-feira, 24 de junho, realizou um dia de capacitação com os agentes da equipe. Participantes do curso de formação ministrado pelos Bombeiros e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) concluíram a capacitação com treinamento, técnicas de enfrentamento ao fogo, com simulação e ação integrada entre militares e brigadistas. A equipe de brigada municipal iniciará seu período de atuação a partir da segunda quinzena de julho.


Assessoria

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player