Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 12/07/2020
29 de Junho de 2020 - 10:03
CORONAVÍRUS
Sinop: kits Covid-19 serão entregues sob prescrição médica

Sinop adere ao protocolo de tratamento médico farmacológico para Covid-19. Conforme a prefeita Rosana Martinelli, neste primeiro momento, 10 mil kits compostos por hidroxicloroquina, azitromicina, zinco, ivermectina, Aas e ibuprofeno serão entregues sob prescrição médica. “Primeiramente, quero reforçar que até o momento não há vacinas ou remédios específicos para a doença. O que temos são alguns medicamentos utilizados com o objetivo de aliviar os sintomas e que em alguns casos podem diminuir a carga viral. Ações mais eficazes estão sendo investigadas e serão testadas por meio de estudos clínicos”, explica.


A gestora, ainda, detalha que a adesão ao tratamento foi realizada após reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde e revisões de protocolos adotados pelas sociedades de medicina intensiva, de infectologia e de pneumologia, além de levar em consideração os resultados alcançados por outros municípios. O secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, reforça que “pode ser que esse tratamento com remédio diminua os sintomas, mas ele não cura a doença. E devemos lembrar que não existe um remédio confirmado que previna à Covid-19. O que previne são as medidas como ficar em casa, usar o álcool em gel, usar a máscara e evitar aglomeração”, pondera.


Outro detalhe importante, acrescentado pelo médico e responsável técnico pelos kits em Sinop, Guido Céspedes, é de que o medicamento só será disponibilizado mediante diagnóstico médico. “O paciente deve estar positivado com Covid-19 e dentro de certos parâmetros, principalmente, com mais de cincos dias do início dos sintomas. Pacientes positivos assintomáticos evoluem para a cura sem sintoma algum. Então, não precisam fazer o uso do medicamento”, frisa. Os kits serão entregues nas unidades que atendem pessoas com sintomas gripais/suspeitos de Covid-19 (Oliveiras, Palmeiras, Menino Jesus, Sebastião de Matos e Ibirapuera) e na tenda em frente à UPA, destinada para atender esse mesmo público.


Assessoria de Imprensa

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player