Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 14/08/2020
27 de Julho de 2020 - 09:12
PRIMEIRO SEMESTRE
Ciopaer tem aumento na produtividade em 2020

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) encerrou o primeiro semestre de 2020 com redução de 34% em operações integradas e um aumento de 6% em horas voadas devido o acréscimo na produtividade com relação a apreensão de 954 quilos de drogas, nove armas de fogo, quatro aeronaves, prisão de 38 suspeitos e 17 vítimas resgatadas. Todos esses resultados tem a participação do Ciopaer e os dados de produtividade analisados são comparados com o mesmo período do ano passado.


Para a queda das operações integradas, o novo coronavírus teve relação direta com o cancelamento de diversas operações e eventos do qual o Ciopaer integrava o efetivo. “As operações integradas diminuíram porque não tem mais as grandes operações com o envolvimento da aglomeração, mas todos os resultados operacionais tiveram aumento, assim como o aumento das horas voos devido a implantação de um novo serviço” esclarece o comandante do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli. No caso do novo trabalho citado pelo comandante do Ciopaer, refere-se especialmente a implementação de atendimento via UTI Aéreas ocorrido no primeiro semestre deste ano, em que no mês de maio, no município de Confresa (1.180 km a Nordeste de Cuiabá) foi realizado o transporte da primeira paciente com insuficiência renal aguda pela aeronave turbo hélio Chayenne do Ciopaer. Ao todo, foram realizadas oito viagens com o transporte aeromédico neste primeiro semestre.


Contudo, a atividade de transporte aeromédico foram instituídas conforme o Termo de Cooperação Técnica nº 405/2019, firmada entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Essa parceria tem o intuito de economia aos cofres públicos de forma que inicialmente gere a quantia de R$ 5 milhões ao ano por transporte de paciente. Conforme a avaliação do comandante do Ciopaer, coronel PM Juliano Chiroli, mesmo com o aumento de 38 horas de voo a mais com relação ao mesmo período do ano passado devido maior produtividade, o cenário para voos do Ciopaer permanece o mesmo. “A perspectiva para voar este ano continua a mesma hora de voo com relação ao ano anterior, tendo em vista que o recurso financeiro é o mesmo”, ressalta o coronel PM Juliano Chiroli. 


Luariany Bispo | Sesp/MT

Mais notícias

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player