Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 24/09/2020
13 de Agosto de 2020 - 14:20
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sinop é o primeiro município do Nortão a ter dois Conselhos Tutelares

A prefeitura de Sinop inaugurou, na quarta-feira (12), a sede própria do Conselho Tutelar, localizada na avenida dos Tarumãs, esquina com a avenida das Itaúbas. O prédio tem mais de 280 metros quadrados, contendo uma ampla recepção, área coberta de espera, 10 salas de atendimentos, duas salas de reunião, três banheiros, cozinha, com adaptação. Desde o final do ano passado, Sinop passou a contar com dois conselhos, criada com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e prevê que a cada 100 mil habitantes, o município deve implantar um novo Conselho Tutelar. Ao todo são 10 conselheiros.


A prefeita Rosana Martinelli ressaltou o orgulho em estar inaugurando a sede própria para os dois conselhos. “Foi um compromisso que fizemos e, hoje, estamos cumprindo. Eram cinco, agora são 10 conselheiros, capacitados para fazer o seu trabalho, cuidando das nossas crianças. Em nossa administração, reformamos e otimizamos o uso dos prédios próprios. Desde o início baixamos em 25% os contratos de aluguéis. Resultado do empenho de nossa gestão. O preconizado por lei é investir é 15% na área da saúde, mas nós temos investido 34% desde o início”. “É uma conquista para a sociedade de Sinop. A partir de hoje o Conselho Tutelar de Sinop tem sede própria, tem identidade, graças a prefeita que tem esse olhar para nossas crianças e adolescentes. Gostaríamos de agradecer também a secretaria de Educação que nos cedeu o prédio”, comemorou a secretária de Assistência Social Josi Palmasola.


A coordenadora do Conselho Tutelar Região I, Angelica Gaspari pontua que Sinop é o primeiro município da Região Norte a ter dois Conselhos Tutelares. “É uma vitória imensa. Quero agradecer a prefeita Rosana. Nós precisávamos realmente desse conselho. Estamos integradas as demais secretarias, como saúde, educação, esportes, quando requisitadas estão sempre ajudando. Além de conselheiros somos garantidores dos direitos das crianças e adolescente”. Apesar dos dois conselhos ficarem nos mesmo prédio, já foi feita uma divisão dos atendimentos. O 1ª Região vai atender as demandas dos Cras Palmeiras e Boa Esperança. O segundo atende os Cras Menino Jesus e Paulista.


O vice-prefeito Gilson de Oliveira ressaltou os avanços. “A prefeitura de Sinop, comandada pela prefeita Rosana Martinelli, mudou a forma de gestão. Tem cuidado com muita responsabilidade do dinheiro público. A sociedade precisa ver isso com bons olhos. Não se tem mais aquela dúvida de onde está investido. Tudo o que chega na prefeitura é colocado à disposição da população. Com isso tivemos avanços na Educação, Saúde, Obras. Quero agradecer e parabenizar os conselheiros. Sei da importância do conselheiro na vida das crianças menos favorecidas. Sinop tem um índice alo de abusos contra crianças e adolescentes. Somente pessoas capacitadas podem mudar essa realidade”.


No ano passado, os cinco conselheiros, do único Conselho, até então, atenderam 2.903 ocorrências. Nesse ano, nos primeiros sete meses, já foram atendidos 1.551. A coordenadora Angelica Gaspari, aponta que com a questão da pandemia, não estão recebendo os dados de evasão escolar, que também é acompanhada e entrou nos dados do ano passado. “Saíram os dados das escolas, mas os casos de abuso sexual, maus tratos, abandono de incapaz e negligência aumentaram na pandemia”, pontua a coordenadora Angélica. O atendimento do Conselho Tutelar é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos horários de almoço, finais de semana e feriados, o atendimento é feito por um conselheiro plantonista. Também estiveram presentes na inauguração a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ida Aparecida da Silva, vereadores Ademir Debortoli, Billy Dal Bosco, Joaninha, os secretários de Saúde, Kristian Barros, de Educação, Veridiana Paganotti, de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese, de Meio Ambiente, Ivete Malmann, procurador jurídico Ivan Schneider, diretor de Cultura, Daniel Coutinho e servidores.


Assessoria de imprensa

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player