Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 25/09/2020
13 de Agosto de 2020 - 14:21
COVID-19
Sinop cai na classificação de risco e jogos de futebol passam a ser permitidos

Sinop desceu no ranking dos municípios matogrossenses com relação ao número de leitos de UTI e o número de pessoas contaminadas pela Covid-19. De acordo com o Boletim Informativo emitido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na última segunda-feira, 10 [Boletim 155/2020], Sinop apresenta uma Taxa de Crescimento e Contaminação (TCC) de 13,82%, classificado como baixo. Tal classificação muda o cenário do município e traz a liberação de algumas atividades, antes vedadas em virtude de uma TCC moderada, alta ou muito alta, como é o caso dos jogos de futebol. O Decreto Estadual 522/2020 e alterações até 10 de agosto de 2020, de autoria do Governo do Estado, traz, em seu artigo 5º Inciso III, alínea b, a proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração, tais como shopping center, shows, parques, jogos de futebol, cinema, teatro, bares, restaurantes, casas noturnas e congêneres, o que não é mais o caso de Sinop.


De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária do Município, Edson Soares, a liberação de certas atividades está condicionada à Taxa de Crescimento e Contaminação que, caso volte a subir e mude a classificação de Sinop para risco moderado ou alto, todas as atividades esportivas, automaticamente, voltam a estar proibidas novamente. Ele alerta que é importante que a população se conscientize disso. Os Boletins Informativos contendo a situação e a classificação epidemiológica das cidades matogrossenses são emitidos todas as segundas-feiras pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato grosso, e o último (Boletim 148/2020, de 03 de agosto) classificava Sinop como um município com alto índice de contaminação.


Na última sexta-feira, 07/08/2020, a prefeita Rosana Martinelli soltou novo decreto (Decreto 182/2020) em que altera o Decreto 83/2020 e revoga o Decreto 161/2020, de 12 de junho de 2020 e suas alterações, destituindo o toque de recolher no município. No entanto, as atividades esportivas ainda estavam e estão condicionadas à classificação do município em relação à taxa de ocupação dos leitos de UTI. Cenário, este, que mudou desde então e poderá mudar, novamente. Hoje, 93 pessoas estão testadas positivas para o Covid-19 e ativas (Boletim emitido em 10/08 às 18h30min). Esse número é obtido através da diminuição do número de casos confirmados e o número de óbitos com o número de casos recuperados (2.419 – 2258), bem como de óbitos. Dos 30 leitos de UTI pública de Sinop, apenas oito estão ocupados. Já na enfermaria, apenas quatro leitos estão ocupados.


Assessoria de Imprensa

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player