Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 22/09/2020
13 de Agosto de 2020 - 14:29
PESQUISA
Sinop monitora vetores que transmitem Leishmanioses e Malária

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém controlada a transmissão de Leishmanioses e Malária no município. O Centro de Endemias realiza no mínimo quatro Monitoramentos Entomológicos anualmente, para detectar o fluxo dos vetores Flebotomíneos e Anofelinos, que são os causadores destas doenças. De 04 a 06/08, as equipes destinadas para este trabalho estiveram nas regiões de matas, que ficam nas proximidades dos bairros Aquarela Brasil, Jardim Imperial e Santa Rica. Durante a pesquisa, foram capturados 38 vetores, sendo 23 exemplares de Flebotomíneos e 15 exemplares de Anofelinos.


As capturas dos mosquitos são realizadas com armadilhas luminosas e a armadilha MosqTent, uma espécie de barraca para atrair os insetos. E, conforme a diretora da Vigilância em Saúde Municipal, Theanny Salerno, cuidados como esses são necessários para manter a população longe de doenças. “Apesar de não haver pessoas infectadas nas localidades escolhidas para a pesquisa, existe nos locais um alto número de mosquitos transmissores, necessitando somente de uma fonte infectante para ativar a cadeia de transmissão. E, a pesquisa é fundamental para conhecermos e monitorarmos os vetores e os ambientes com maior fluxo deles. Desta forma conseguimos agir com precisão nos pontos certos”, detalha a diretora.


Segundo o coordenador do setor, Jorge Bevilaqua, após cada pesquisa é dado a ordem de serviço para que as atividades educacionais sejam aplicadas nas localidades. “Os trabalhos de contenção são realizados para barrar qualquer tipo de infestação que possa vir a ocorrer, então é suma importância que haja os cuidados preventivos por parte da população, como sempre usar repelente no horário de pico do mosquito (amanhecer e entardecer), principalmente, quando for sair de casa”, orienta o coordenador. Recentemente, de 07 a 09 de julho, as proximidades do lago da Usina Hidrelétrica foram alvos da pesquisa. Naquela localidade foram capturados 20 exemplares de Flebotomíneos e oito de Anofelinos.


Assessoria de Imprensa

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player