Cerca de 12,5% da população mato-grossense já foi infectada pelo coronavírus. O apontamento é feito com base na pesquisa soro epidemiológica realizada em dez cidades de Mato Grosso, entre setembro e outubro de 2020. O projeto foi elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) e contou com a parceira das Secretarias Municipais de Saúde, da Unemat e UFMT. A prevalência de anticorpos no conjunto dos municípios avaliados foi de 12,5%, variando de 7,4% a 24,3% entre as cidades.
Considerando a soro prevalência estimada pela amostra e a população de 20 anos ou mais para o estado de Mato Grosso – de aproximadamente 2,3 milhões habitantes –, o número de pessoas já infectadas é de cerca de 299.563 cidadãos.
A moderada prevalência de pessoas infectadas no estado significa que ainda existe uma grande quantidade de indivíduos em risco de adquirir a doença enquanto não estiverem disponíveis vacinas efetivas, sendo importante a manutenção das ações de prevenção.
Metodologia
A metodologia utilizada na pesquisa foi a estratégia quantitativa e transversal. O exame foi feito por meio de teste de sangue e as análises realizadas exclusivamente pelo o Laboratório Central do Estado (Lacen). O setor censitário testado foi decidido por sorteio, bem como a casa e o morador do domicílio; já as coletas foram realizadas por agentes de saúde, por meio das secretarias dos municípios.
Ana Lazarini | SES
27/03/2020 - 17:12 > | COVID-19 - Mato Grosso tem estrutura suficiente mesmo se ocorrer o pior cenário, afirma especialista |
27/03/2020 - 17:10 > | TRABALHO - “Precisamos conter a pandemia e garantir empregos ao mesmo tempo”, alerta governador |
27/03/2020 - 16:50 > | COVID-19 - MPE, MPF e MPT notificam Governador a suspender decreto que libera atividades comerciais |
27/03/2020 - 16:47 > | VERA - Secretaria de Saúde convoca os idosos de Vera para tomar vacina contra a gripe |
27/03/2020 - 16:44 > | VERA - Secretário de Obras pede que a população coopere com a equipe e limpe seus quintais de verdade |
27/03/2020 - 16:42 > | ALTO GARÇAS - MP requer suspensão imediata de decreto que ignora restrições à Covid 19 |