Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 17/04/2021
09 de Março de 2021 - 08:24
SAÚDE
Medicamentos contra Covid-19 estão disponíveis no SUS por meio de receita médica

Os medicamentos para tratamento de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 seguem disponíveis na rede pública de saúde mediante a apresentação da receita médica e podem ser adquiridos por pacientes da rede pública ou privada, desde que prescrito pelo médico. Anteriormente, era disponibilizado em formato de kit e apenas para pacientes da rede pública. Hoje, além de estarem disponíveis, também, para pacientes que passam por consulta em médico particular, os medicamentos são receitados e entregues separadamente e de acordo com a avaliação do médico em relação ao quadro do paciente. “Você está com o sintoma, procura uma unidade ou o serviço particular, o médico entendeu que você está com quadro suspeito de Covid, prescreveu os medicamentos que ele achar necessário dependendo do quadro desse paciente, esse paciente procura uma das nossas redes de farmácia regional e já sai com os medicamentos”, explicou o secretário de Saúde, Valério Gobbato.


O gestor destaca que a mudança foi necessária considerando que a doença reage de maneira diferente para cada pessoa. “Nós estamos dando a liberdade ao médico. Já que a Covid interage diferente de paciente para paciente, para uns reagem com sintomas, outros não, uns tem febre, uns tem dores de cabeça, então cada caso é um caso. Precisa que o médico entenda o que é necessário nessa conversa médico e paciente”, pontuou. Os medicamentos podem ser retirados nas farmácias regionais localizadas nos bairros André Maggi, Jacarandás e Umuarama.


Estou com sintomas, onde devo ir?


Na rede pública atualmente, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unidade de Referência Covid Primaveras, há também 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) adaptadas para atender a população de suas áreas de abrangência e que apresentam sintomas de síndrome gripal, sendo elas: Palmeiras, Violetas, Oliveiras, Jacarandás, José Ramos Pereira (Vindilina II), Vitória Régia, Ibirapuera, Botânico, Alto da Glória, América, Sebastião de Matos, Sabrina e Camping Club. Nessas unidades os atendimentos de rotina continuam sem alterações, no entanto, os pacientes com sintomas de síndrome gripal ficam em um ambiente diferente dos demais, para, deste modo, evitar o contágio.  A triagem ocorre logo na porta principal e o paciente com suspeita da doença é direcionado a entrada lateral. “Terá um médico específico para fazer esse atendimento”, finalizou.


Karoline Kuhn I Assessoria

Mais notícias
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player