Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 27/09/2020
2013-07-12 de 09 de
Segurança de informações (Segunda Parte)



Nunca se deu tanto sentido a um dito popular como para “As paredes tem olhos e ouvidos”, pois estamos vivendo em um mundo onde somos vigiados constantemente, se escolhemos uma rota em nossos GPSs podemos ser rastreados, nossos itinerários são expostos nas redes sociais, nem mesmo nossos animais de estimação fogem a regra, muitos são monitorados através de chips colocados sobre a pele. Alguns anos atrás apareceram teorias de conspiração que davam conta de que os aparelhos de televisão mesmo estando desligados serviriam como câmeras onde o governo espionava as famílias durante todo o dia, não muito longe da realidade descobrimos que desde 2011  softwares com falhas de segurança podem dar acesso a hackers a webcam de nosso computador. O hacker mal intencionado envia para a vítima um arquivo que se trataria de um vídeo e através de programação esconde o verdadeiro botão de “Play” colocando em seu lugar o botão que aciona a webcam modificado. Desta forma quando você pensa estar rodando o vídeo esta na realidade acionando a webcam e passando as imagens direto para o intruso. Apesar de muitas empresas terem anunciado que o “Bug” já foi corrigido, alguns softwares ainda apresentam a falha.


 



Mas essa pode não ser a maior de nossas dores de cabeça, nestas ultimas semanas muito se falou sobre os EUA estarem espionando deliberadamente não só usuários de redes sociais em seu próprio país, mas também de outros países. O facebook anunciou que o governo americano havia pedido informações de pelo menos 18 mil usuários de seu site, já a Microsoft anunciou que foi solicitada lista com informações de 31 mil contas de usuários. Segundo as leis brasileiras estas informações seriam confidenciais e não poderiam ser disponibilizadas, mas como os servidores destas empresas se encontram nos EUA o que passa a vigorar é a lei vigente naquele país. 



 


  

A tecnologia é uma grande aliada e pode nos ajudar muito em muitas situações, no entanto em mãos erradas pode se tornar uma arma... pense nisso.


Mais opiniões
As mais lidas

Prefeitura Sinop - Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Sinop

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player