Seja bem vindo ao Celeiro do Norte, Sinop/MT, 03/06/2020
2012-12-19 de 06 de
5 MOTIVOS PARA BEBER ÁGUA



A água possui papel regulador em várias funções no nosso organismo, por isso quem a consome de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne o aparecimento de problemas de saúde. Ela não possui calorias e é fonte de minerais, e para quem não gosta de água pura, uma dica é aromatizá-la com rodelas de limão, folhas de hortelã ou alecrim, uma pitada de canela ou com chás suaves como camomila e erva doce. Conheça 5 motivos para aumentar a sua ingestão:


 


1. É essencial para o bom funcionamento do intestino


Além de absorver os nutrientes, o intestino é maior orgão imunológico que temos, mas para que desempenhe seu papel é necessário que funcione adequadamente. Juntamente com as fibras vindas da alimentação, a água ajuda formar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo e garantindo o bom funcionamento intestinal.




2- É auxiliar no emagrecimento

A sensação de fome e sede podem ser confundidas por nós, pois os centros que regulam estas sensações no cérebro são muito próximos. Por isso, ao sentir fome tome um copo de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa.

Além disso, quando o líquido é consumido gelado apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que então seja absorvido.



3 - Atua no transporte e absorção de nutrientes


A falta de água no organismo deixa o sangue mais denso e, conseqüentemente, menos capaz de transportar vitaminas e minerais para nossas células. E as vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água.




4 - Ajuda o funcionamento renal


Ao consumir a quantidade adequada de líquidos a urina se torna menos concentrada o que  facilita a excreção de substâncias que não são mais necessárias em nosso corpo, isto evita a formação de cálculos e ajuda a prevenir a instalação de infecções urinárias.


 


5- Deixa a pele mais bonita


Com a eliminação das toxinas pelas fezes e urina, há uma melhora do aspecto geral da pele; e entre as células, temos um líquido que ajuda na sua sustentação, a baixa ingestão de água a deixa flácida e sem viço, ou seja, a hidratação e a firmeza da pele vem de dentro para fora.


O consumo de água deve sempre ocorrer nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos,  e também a ingestão de líquidos junto favorece o aumento da ingestão de comida.


Vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir água, pois a sede já é um sinal de desidratação!


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